Bosch e metalúrgicos de Curitiba chegam a acordo sobre demissões

A Bosch e os metalúrgicos da planta de Curitiba da empresa chegaram a um acordo sobre o pacote de demissão aproximadamente 400 funcionários. A empresa aceitou na segunda-feira (20) uma contraproposta feita pelos funcionários, semelhante a acordo anterior aprovado em 2009, quando mais de 800 trabalhadores foram demitidos.

De acordo com a Bosch, as demissões foram necessárias diante da desvalorização do Real frente ao Dólar, que reduziu a competitividade da empresa no Brasil. Por essa razão, houve a necessidade de se reavaliar a estrutura atual. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) enumera ainda a crise na Europa, a adaptação ao novo motor Euro 5 e a retração do mercado de motores a diesel no Brasil.





Pelo acordo assinado, os trabalhadores com até 15 anos de empresa devem receber dois salários nominais em caso de dispensa; os que trabalham de 15 a 20 anos têm direito a 2,5 salários nominais; e três salários devem ser pagos aos possuem mais de 20 anos de casa. Em nota, a Bosch ressalta que, apesar do corte, se manterá focada no “desenvolvimento dos negócios para o futuro, bem como dará continuidade à constante busca de novas oportunidades de negócios na América Latina”.

A unidade da Bosch situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) produz bombas injetoras para sistemas a diesel e emprega cerca de 3,6 mil trabalhadores. A empresa possui mais três plantas no Brasil: duas na cidade de Campinas e uma em Aratu.





Deixe seu comentário