Caminhada do Coração reúne quinze mil pessoas em Curitiba

A Caminhada do Coração, que ocorre em Curitiba desde 2005, reuniu 15 mil pessoas no domingo (23). Os participantes saíram da Praça do Japão e seguiram ao Parque Barigui, cerca cinco quilômetros de distância.

A caminhada é promovida por um hospital cardiológico da cidade e visa incentivar a prática de atividades físicas e, desta forma, eliminar o sedentarismo apontado como um dos fatores determinantes para o surgimento de doenças coronarianas.

O engenheiro eletricista Marcos Veigan de 44 anos, é um exemplo de que a falta de exercícios físicos pode afetar o coração. Há um ano ele sofreu um enfarte, mesmo com a realização periódica de exames e a pressão e o colesterol dentro dos limites considerados saudáveis.

“Como eu não tenho histórico familiar, diabetes e outras possíveis causas recaiu em duas opções: sedentarismo e stress”, contou o engenheiro. Depois da recuperação, ele começou a correr, no mínimo três vezes por semana, e já emagreceu 20 quilos.





Ele avalia que as pessoas não dão a devida atenção ao stress e lembrou que na fase da vida que teve o enfarte dava importância a algumas coisas, que hoje ele acredita que não precisavam ter sido priorizadas.

Para ele, o susto trouxe uma nova maneira de viver. “Tenho certeza que as pessoas que me conhecem perceberam uma mudança para melhor, em tudo que diz respeito a melhoria da qualidade de vida. Inclusive, na maneira como eu priorizo o que deve ser mais importante para mim e para minha família.

Previna-se

Para evitar problemas cardíacos, os médicos orientam a realizar exames para saber se é ou não diabético ou se possui pressão alta; evitar o stress, o fumo e a obesidade; fazer exercícios físicos com frequencia e escolher bem os alimentos.

Fonte: G1





Deixe seu comentário