Companhias curitibanas apresentam-se terça-feira, na Bienal de Dança

A Bienal Internacional de Dança da cidade de Curitiba movimenta a semana com espetáculos todas as noites, a partir de terça-feira (23) até domingo (29), trazendo algumas das companhias mais conhecidas do país e importantes grupos internacionais.

As apresentações acontecem às 18h, no Teatro da Reitoria, às 19h30, no Guairinha, e às 20h30, no Guairão. A terça-feira será dedicada a quatro companhias curitibanas que despontam no cenário nacional da dança – o Balé Teatro Guaíra, a G2 Cia. de Dança, a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes e a Téssera Cia. da Dança.

Realizada por meio da Lei de Incentivo àCultura, a Bienal Internacional é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura e Governo Federal com patrocínio do Bradesco e da Nissan. Com o lema “A dança em todos os estilos”, a Bienal abrange diferentes modalidades: clássica, contemporânea, danças urbanas, dança de salão, jazz dance e videodança.

O primeiro espetáculo de terça-feira é “Só em Acapulco”, que será levado ao palco da Reitoria, às 18h, pela Téssera Cia. de Dança, ligada à Universidade Federal do Paraná. Coordenada pelos coreógrafos Rafael Pacheco e Cristiane Wosniak, a Téssera já tem mais de 20 anos de atuação. É composta por 25 bailarinos que juntos conquistaramprêmios em grandes festivais, entre eles o Festival de Dança de Joinville e o Encontro Nacional de Danças (São Paulo). No espetáculo “Só em Acapulco”, inspirado na estética do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o elenco dá vida a personagens metropolitanos aturdidos em suas reflexões e pensamentos críticos.

Na sequência, também no Teatro da Reitoria, a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, que é a primeira companhia com corpo de baile exclusivamente masculino do Brasil, apresenta a coreografia “Corpos Ação Movimento e Só”, fundamentada em técnicas de dança clássica e contemporânea, com elementos coreográficos específicos para homens. Dirigida por Jair Moraes, a companhia nasceu dentro da Escola de Dança do Teatro Guaíra, tornando-se independente em 2007. O grupo realiza um trabalho de cunho social junto ajovens da periferia, que têm oportunidade de desenvolver o talento e a aptidão pela dança.

Às 19h30, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), será a vez da G2 Cia. de Dança mostrar o espetáculo “Blow Eliot Benjamin”, com direção de Cleide Piasecki. A montagem retrata momentos e reviravoltas da vida de pessoas comuns, abordando histórias incomuns e o aspecto transitório e fugaz da existência humana. A G2 nasceu em 1999, dentro do Balé Teatro Guaíra, com a reunião de integrantes que buscavam uma nova estética para a dança contemporânea, contemplando principalmente projetos que enfatizam o papel do “intérprete criador”.





O último espetáculo da noite ficará a cargo do Balé Teatro Guaíra, que a partir das 20h30 ocupa a área externa do Guairão para apresentar a montagem “Coreografias para ambientes preparados”, sob a direção de Carmem Jorge. Esse é um trabalho em dança contemporânea de uma das companhias mais importantes do país. O Balé Teatro Guaíra conta com 40 anos de história, um repertório de mais de 130 coreografias, assinadas por nomes como Maurice Béjart, Rodrigo Pederneiras e Carlos Trincheiras. Atualmente é composto por 27 bailarinos.

No decorrer da semana, o público ainda terá oportunidade de apreciar as atrações internacionais Aspen Santa Fe Ballet (Estados Unidos), Polish Dance Theatre (Polônia), Solos de Sttutgart (Alemanha) e David Middendorp (Holanda). Entre as companhias nacionais, estarão se apresentando nos teatros a Mote Cia. de Movimento (São Paulo), Mimulus Cia. de Dança (Minas Gerais), Cia. Mauricio de Oliveira & Siameses (São Paulo), Brazilian Groove Association (São Paulo) e Quasar Cia. de Dança (Goiás). De Curitiba também integram a programação a Minicomunidade Artística Couve-Flor e o Centro de Dança Eliane Fetzer.

Serviço:

Bienal Internacional de Dança de Curitiba

>Espetáculos de terça-feira, 24 de abril de 2012

Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299), às 18h

“Só em Acapulco” – Téssera Cia. de Dança

“Corpos Ação Movimento e Só” – Cia. de Dança Masculina Jair Moraes

Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (Rua XV de Novembro, 971), às 19h30

“Blow Eliot Benjamin” – G2 Cia. de Dança

Teatro Guaíra – parte externa (Rua Conselheiro Laurindo, s/n), às 20h30

“Coreografias para ambientes preparados” – Balé Teatro Guaíra

Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Informações: bienaldanca.org.br

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Nissan e Bradesco

Apoio: Aspen Santa Fe Ballet, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec, Fundação Nacional de Artes – Funarte, Galvão Locações, Goethe-Institut Curitiba, Instituto Municipal de Turismo, Internationales Solo Tanz Theatre Festival, Korzo Producties, Polish Dance Theatre, São Paulo Companhia de Dança, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Sistema Fecomércio Sesc Paraná, Sanepar e Universidade Federal do Paraná.

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fonte: paranashop.com.br





Deixe seu comentário