Curitiba: Amantes de kombis comemoram aniversário de 55 anos do modelo

Mais de uma centena de pessoas se reuniu no domingo (2), em Curitiba, para festejar o aniversário de uma cinquentona. A Kombi, veículo utilitário produzido no Brasil desde 1957, acaba de completar 55 anos de fabricação nacional. O evento contou com vários amantes do veículo, que abriga de roqueiros a engravatados.

Todos os anos, o Clube da Kombi de Curitiba realiza o encontro na cidade. De acordo com o presidente do clube, Marco Rebuli, esse é um dos maiores eventos de Kombis do Brasil. Ele afirma que, dentre os presentes, havia pessoas não só do Paraná, mas também de Santa Catarina, São Paulo e do estado do Rio Grande do Sul.

Os amantes da Kombi organizaram uma grande festa, que contou com a participação de vários veículos modificados. Havia desde a Kombi escritório, de Edson Santana, até a Kombi Rock n’ Roll, da família Costa.

Santana conta que a ideia de transformar a Kombi em um escritório móvel veio do filho dele. Os dois compraram o modelo 74 e adaptaram todo o interior, que pode servir como local de trabalho temporário para executivos, que alugam o veículo eventualmente, ou para a divulgação do site de turismo que ambos mantêm.

Já a Kombi dos Costa foi comprada quando a família decidiu ter um carro grande para viajar. “Como não tínhamos dinheiro para outro carro, acabamos comprando a Kombi. Foi difícil de encontrar uma, mas depois de um tempo, nosso filho viu essa, preta, e compramos na hora”, conta Lorena Afonso da Costa. Após um tempo em viagens com a família, o veículo foi adaptado para receber, também, a bateria do marido dela, Cristiano, que é músico e tem uma banda. “Nos shows, ele sempre toca dentro da Kombi, quando é possível”, diz.

Paixão por Kombis





O amor de Cristiano Oliver Frezza pelo utilitário vem desde criança. Ele conta que sempre quis ter uma. Há seis meses, conseguiu, finalmente, realizar o sonho. Dono de uma oficina de personalização de carros, Frezza começou a modificar todo o modelo, que agora tem, no interior, bancos de praça. “Ainda não está totalmente pronta, faltam alguns detalhes”, diz o empresário, que promete trazer o veículo completo no encontro de kombis de 2013.

Já o chefe de cozinha, Luiz Fernando Cechinel, revela que é apaixonado por carros antigos. Ele é dono de duas kombis. Segundo ele, a última foi comprada recentemente. “Vou ter que vender meu fusquinha para poder guarda-la. Era um negócio de ocasião, não pude perder” lembra.

Famosa na cidade

Fabrício Barbosa, que trabalha com eventos, garante que a Kombi dele é uma das mais famosas de Paranaguá. “Tem uma comunidade no Orkut, com mais de 1 mil pessoas, intitulada ‘Eu já vi a Kombi preta de Paranaguá”, afirma. Segundo ele, que trabalha com sonorização de eventos, os clientes sempre pedem para que ele leve o veículo para as festas. “Na noite passada mesmo, trabalhei até às 5h e vim para cá. Ainda estou cansado”, revela.

Coração partido

Neste ano, para comemorar a data de aniversário da Kombi, 112 veículos formaram um mosaico, com o desenho da frente do carro, cuja produção deve ser encerrada em 2013. A partir de 2014, com as novas exigências de segurança para os veículos, que deverão vir, de série, com air bags e freios ABS, será necessário parar de produzir o carro, que não oferece suporte para esses itens.

A notícia repercutiu negativamente entre os amantes do carro. Edson Santana relata que ficou triste quando soube. Já Cristiano Frezza diz que, mesmo com o fim do modelo, ainda quer comprar outras kombis. “Duvido quem não tem história com uma Kombi”, afirma.

O presidente do clube já avisa que, se a notícia for confirmada de fato, em 2013, o encontro das kombis será mais triste. “Vamos demonstrar nosso sentimento fazendo o primeiro mosaico de kombis em forma de coração partido”, garante.

Fonte: G1





Deixe seu comentário