Curitiba tem novo centro de resgate social, o terceiro da cidade

Curitiba ganhou mais uma unidade de acolhimento de pessoas em situação de rua. O prefeito Luciano Ducci e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, inauguraram na tarde da última terça-feira (4), no Água Verde, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP Portão.

“O Centro POP Portão tem capacidade para atender 70 pessoas por dia. São moradores de rua, que já perderam seus vínculos sociais e familiares e necessitam de cuidados especiais da Prefeitura. O objetivo desse centro é fazer o resgate e a reinserção social dessas pessoas”, disse o prefeito. Curitiba terá mais três outros centros com os mesmos serviços, nod bairros CIC, Boqueirão e Cajuru.

O centro POP Portão vai atender os bairros Água Verde, Portão, Capão Raso, CIC, com atendimento emergencial para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. A proposta é contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento. “Nosso objetivo é fazer com que eles retornem à sociedade e tenham uma vida digna junto aos seus familiares”, afirmou Marry Ducci.

O novo equipamento é uma unidade de atendimento do Resgate Social. Será um posto de referência na prestação de serviços descentralizados de abordagem social com oferta de serviços de higiene pessoal e alimentação, oficinas socioeducativas e encaminhamento à rede socioassistencial. Haverá também encaminhamento para tratamento de saúde e comunidades terapêuticas, orientação sobre acesso à documentação civil e oferta de cursos de capacitação.





“Aqui no Centro POP vamos trabalhar para restaurar e preservar a integridade das pessoas mais vulneráveis, para que elas possam inserir-se novamente à sociedade”, disse a diretora de Proteção Social Especial da FAS, Marcia Terezinha Steil.

O novo equipamento é o terceiro Centro de Referência Especializado para População de Rua de Curitiba. A primeira unidade do Resgate Social funciona próximo do terminal Guadalupe, no centro, e a segunda, a Casa João Dorvalino Borba, no Rebouças.

Durante a inauguração o frei Junípero Rafafel, da Ordem Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento (Toca de Assis), fez uma benção e elogiou o nov centro. “É a valorização da pessoa humana, um grande ato da cidade”, disse. Também estiveram presentes na inauguração o vereador Edson do Parolin, a cordenadora do Resgate Social, Luciana Kusman,  e o administrador da Regional Portão, Gilberto Bedin.

Atualmente são cerca de 3 mil pessoas em situação de rua em Curitiba. Estas pessoas são todas identificadas e recebem atendimentos prestados por serviços oferecidos em programas da FAS.

Relação das entidades que mantém convênio com a FAS para atendimento da população em situação de rua no Resgate Social:
•    Confederação Evangélica Da Assistência Social (albergue – adultos);
•    Casa dos Pobres São João Batista (albergue adultos e famílias);
•    Lar dos Idosos Recanto do Tarumã Socorro aos Necessitados;
•    Ação Social do Paraná;
•    Associação Casa do Servo Sofredor;
•    Associação Padre João Ceconello;
•    Comunidade Hermon;
•    Sovida;
•    Siloé;
•    Toca de Assis.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba





Deixe seu comentário