Empréstimo de bicicletas atrai novos usuários para o projeto Ciclolazer em Curitiba

O serviço de empréstimo de bicicletas para as pessoas que desejam participar do Ciclolazer, aos domingos, está tendo grande movimentação. Desde o dia 5 de janeiro, quando as atividades do projeto foram retomadas, foram feitos 258 empréstimos das 15 bicicletas, uma média de 72 empréstimos por domingo. A barraca fica na praça Nossa Senhora de Salete.

Um convênio de patrocínio firmado entre Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal, em novembro do ano passado, permitiu que o projeto Ciclolazer, organizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, comprasse bicicletas para empréstimo e contratasse monitores que auxiliam os usuários no circuito ciclístico – que se estende da rotatória da Rua Deputado Mário de Barros e segue por toda a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

São 15 bicicletas para empréstimo, sem qualquer custo para o usuário, incluindo triciclos para crianças menores. O tempo de empréstimo é limitado entre 15 e 30 minutos, dependendo da procura pelo serviço.

A equipe de monitores é composta por 14 pessoas, orientadas por três coordenadores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.





Em breve, o circuito deverá ser ampliado, passando a ocupar toda a extensão da Rua Barão do Cerro Azul até a esquina com a Rua São Francisco. Com essa futura ampliação do trajeto, os participantes do Ciclolazer terão acesso à tradicional Feirinha do Largo da Ordem, que acontece todos os domingos e é um dos principais atrativos turísticos da capital paranaense.

Projeto

O Ciclolazer foi implantado no final de abril de 2013 em substituição ao antigo circuito ciclístico que era realizado nas ruas centrais de Curitiba e que atraía poucos usuários. Adotando um novo conceito que valoriza o uso da bicicleta e dos espaços públicos, o Ciclolazer tem a presença constante de famílias em busca de entretenimento. Em 2013 foram mais de 20 mil participantes

O projeto acontece todos os domingos das 8h às 16 horas. Na Praça Nossa Senhora de Salete são realizadas atividades de recreação para os frequentadores do espaço, como a montagem de brinquedos gigantes para uso infantil, tênis de mesa, obstáculos para skate e atrações relacionadas ao ciclismo.





Deixe seu comentário