Trânsito georreferenciado é destaque de Curitiba

O georeferenciamento dos acidentes,  com informações dos principais locais, causas e pessoas envolvidas, foi a iniciativa de Curitiba com maior destaque em evento de Trânsito realizado na sede da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), em Brasília. “Pudemos trocar experiências com representantes de outros países e observar críticas, elogios ao trabalho. O evento foi fundamental para o progresso futuro”, disse Celso Mariano, diretor de Educação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que representou a cidade no encontro realizado na última semana na Capital Federal.

As ações da capital paranaense, que integram o programa Vida no Trânsito, tiveram o reconhecimento da do chamado RS10, grupo que trata da mobilidade segura em escala mundial. Curitiba e outras quatro cidades brasileiras integrantes do projeto – Cidade de Belo Horizonte, Campo Grande, Palmas e Teresina – apresentaram seus resultados estatísticos observados no período de dois anos, desde o início da proposta.





Apesar do Vida no Trânsito estar em andamento há dois anos apenas, a Comissão Organizadora acredita na evolução dos dados, que devem ficar mais precisos em 2013, quando o projeto fará três anos na capital paranaense. “Sinto um peso de responsabilidade intenso. A expectativa dos resultados no Brasil e em Curitiba é muito grande”, afirma Mariano.

Vida no Trânsito – O Vida no Trânsito faz parte da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre 2011 a 2020 pretende diminuir acidentes e mortes no trânsito.

O programa é desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Fundação Bloomberg em dez países que concentram metade do total de acidentes de trânsito registrados em todo o mundo – entre eles o Brasil, quinto no ranking que inclui Cambodja, China, Egito, Índia, Quênia, México, Rússia, Turquia e Vietnã. Para Curitiba, o Vida no Trânsito trabalha os seguintes fatores de risco: álcool, velocidade e motociclistas e pedestres. Já os focos de ação são educação, fiscalização e engenharia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba





Deixe seu comentário