Turma do Bem faz triagem para oferecer tratamento odontológico gratuito em Curitiba

Crianças e jovens de baixa renda com graves problemas bucais e que precisem de tratamento odontológico gratuito poderão participar da mega triagem que a ONG Turma do Bem fará no próximo dia 18 em mais de 250 municípios do Brasil, em dez países da América Latina e em Portugal.

O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.

A seleção é feita por um índice de prioridade: ela beneficia os mais pobres, os com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego na cidade Curitiba.

“Estamos fazendo essa mobilização para denunciar, mais uma vez, o descaso com a saúde oral”, afirma o dentista Fábio Bibancos, líder da ONG e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

“Estatisticamente sabemos que, no Brasil, o consumo de escova de dente é de, em média, uma por família, por ano. Além disso, segundo a PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE], quase 20% da população nunca foi ao dentista, e 45% dos brasileiros praticamente não têm acesso aos serviços odontológicos particulares.”

A Turma do Bem estima que 15 mil crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos passem pela triagem. Os selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.





Mais de 310 mil crianças e jovens já passaram pelas triagens do Projeto Dentistas do Bem, e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista. A Turma do Bem tem 14 mil dentistas voluntários em 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. E também na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, no México, no Panamá, no Paraguai, no Peru, em Portugal e na Venezuela.

“O maior movimento de dentistas voluntários do mundo, com o apoio da Oral-B, vai às ruas em 12 países diferentes para mostrar que o problema é universal e que alguma coisa tem que ser feita”, afirma Bibancos.

As triagens do dia 18 acontecerão em lugares públicos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, cidade de Salvador, Teresina e Macapá:

Serviço:

São Paulo: Credicard Hall, à avenida das Nações Unidas, 17.955, das 8h às 18h;

Rio de Janeiro: Vila Olímpica Mangueira, à rua Santos Melo, 73, das 10h às 17h;

Brasília: Parque da Cidade D. Sarah Kubitshek, na Asa Sul e Setor Sudoeste, das 9h às 18h;

Curitiba: Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, à rua Salvador Ferrante, 1.664, das 9h às 18h;

Salvador: Colégio Órfãos de São Joaquim, à av. Jequitaia, 375;

Teresina: Facid, à rua Veterinário Bugija Brito, 1.354;

Macapá: Emef Edmar Maia, à av. Cônego Domingos Maltes, 52.

Mais informações: tdb.org.br

Fonte: Folha On Line





Deixe seu comentário