República de Curitiba

republica de Curitiba

Como foi criada a expressão?

Com o avanço das investigações da Operação Lava Jato, os brasileiros foram apresentados à “República de Curitiba”, uma nova expressão propagada pelas redes sociais e que rapidamente ganhou a simpatia do público. Desde então, o apelido tem sido compartilhado por milhões de pessoas na internet e virou até estampa de camiseta para ser exibida com entusiasmo pelos curitibanos.

Curiosamente, o termo foi cunhado por um de seus investigados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma conversa interceptada pela Polícia Federal, Lula revelava à presidente Dilma Rousseff o seu espanto com a “República de Curitiba”. O relato faz referência ao fato de a capital paranaense ter se tornado o “bunker” da Lava Jato, pois é em Curitiba que o juiz Serio Moro conduz as ações da operação e mantém os investigados presos.

#RepublicadeCuritiba


Identidade

Além de ter ganhado evidência no cenário nacional por ser a sede da Lava Jato, a “República de Curitiba” reforçou a identidade da cidade e proporcionou um grande orgulho aos cidadãos curitibanos. Por reunir juiz e procuradores do Paraná, a capital é vista como o grande símbolo do combate à corrupção no Brasil.

Desde a sua fundação em 1693, Curitiba tem histórico de termos e expressões que solidificam a condição de um município peculiar e diferenciado. Há décadas, a cidade é conhecida como a “capital europeia do Brasil”, além de ser constantemente chamada de “cidade ecológica” e “cidade moderna”, em razão da criação de diversos parques e da implantação de um transporte urbano eficiente.

Audio de Lula sobre República de Curitiba

Imagens República de Curitiba

Republica Curitiba Bandeira

republica curitiba brasao

republica curitiba orgulho

republica curitiba bandeira

republica curitiba sergio mouro

 

Comunidade Facebook
www.facebook.com/RepublicaDeCuritibaPR


  Sobre o EncontraCuritiba
Fale com EncontraCuritiba
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Curitiba no Facebook siga o Encontra Curitiba no Twitter Encontra Curitiba no Google+


Termos do Serviço | Política de Privacidade