São Brás (na grafia arcaica São Braz) é um bairro da região noroeste da cidade brasileira de Curitiba, Paraná. O nome do bairro origina-se da devoção de seus moradores a este santo e da Igreja de São Brás, elevada recentemente ao status de santuário.

O São Braz tem sete praças, três escolas estaduais e duas municipais, 141 indústrias, 584 unidades de comércio e 371 de serviços. Os habitantes do bairro representam 1,46% da população de Curitiba e 61,7% desses moradores são economicamente ativos.

Bairro São Braz Curitiba

Bairro São Braz História

No Bairro de São Braz o cultivo de cereais e a criação de suínos e bovinos constituíam as principais atividades desenvolvidas pelas famílias que ocupavam as únicas quatro extensas chácaras da região. Em 1951 o primeiro grupo escolar foi fundado, graças a uma arrecadação de dinheiro feita pelos moradores e a uma nova doação de terras feita por Escorsin. A partir dessa década, o bairro começou a ser intensamente ocupado.

Assim foi até meados de 1970, quando as chácaras começaram a ser loteadas, mudando a característica de colônia agrícola para integrar-se à malha urbana em expansão. Com 23 mil habitantes, segundo dados do IPPUC, o bairro possui uma área de 5000 m² e tem delimitação como ponto inicial a confluência da Avenida Vereador Toaldo Túlio e a Rua José Tomasi.

Somente em 21 de outubro de 1975 o São Braz foi reconhecido como bairro, pelo Decreto-Lei 774. Em meados da década de 80 investimentos públicos em infraestrutura tornaram o bairro um local atraente para os empreendimentos imobiliários. Nessa época, foram construídos diversos condomínios residenciais fechados, que atraíram um público de alto poder aquisitivo e configuraram o bairro como é conhecido nos dias de hoje.

Linha de ônibus no Bairro São Braz

A linha de ônibus que atende ao Bairro São Braz é a linha 870 que tem o mesmo nome do Bairro de Curitiba, clique aqui e confira os horários das viagens.

Mapa de localização

Bairro São Braz Curitiba
Rate this post