O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Com o novo supercomputador, recém adquirido, será possível ao Centro melhorar a resolução espacial dos modelos de previsão de tempo, de clima sazonal, ambiental (qualidade do ar) e de projeções de cenários de mudanças climáticas.

O Cptec Curitiba já vem aperfeiçoando seus modelos para que o novo supercomputador também possa gerar previsões com mais dias de antecedência, além de prever chuvas e eventos extremos com maior confiabilidade.

CPTEC Curitiba

Anteriormente, eram utilizados os modelos vetoriais SX-6 e SX-4 fabricados pela NEC Corporation do Japão, com capacidade de processar até 768 bilhões e 16 bilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo respectivamente. O cluster UNA com 1100 processadores fabricado pela “SUN Microsystem” tem capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Tudo isso, significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.





CPTEC Curitiba Pós Graduação

O Curso de Pós-Graduação em Meteorologia do INPE (PGMet), o mais antigo do Brasil, tem como meta a formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado. Desde o seu início em 1968 já formou 83 doutores e 243 mestres, e atualmente participa do Programa de Excelência da CAPES (PROEX) por possuir conceito 6 nas avaliações de 2004, 2007 e 2010.

O Corpo Docente é composto, em sua grande maioria, de pesquisadores doutores do CPTEC, com produtividade científica elevada, que atua nas diferentes áreas de pesquisa da Meteorologia. Em regime de tempo integral, o tempo médio para cumprir o programa é de 24 meses para o mestrado e de 48 meses para o doutorado. Os períodos letivos são de três trimestres, com férias acadêmicas em janeiro. O programa é aberto para alunos de instituições nacionais e internacionais e oferece a oportunidade de bolsas de estudos da CAPES e do CNPq, além da possibilidade de solicitação à FAPESP e outros órgãos públicos e privados pelo futuro orientador. Para docentes universitários, há o programa CAPES/PICDT, nas instituições de origem.

Vagas CPTEC Curitiba – Trabalhe Conosco

A CPTEC Curitiba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Outras informações e site