A Praça Osório Curitiba nasceu em 1874 e recebeu, em 1878, o nome de Largo Oceano Pacífico. É Praça General Osório desde 1879. Teve coreto em 1914, construído pelo prefeito Cândido Ferreira de Abreu e demolido no início dos anos 50.

Seu relógio, restaurado em 1993, relembra o primeiro lá instalado, e marca a hora oficial da cidade. Tem fonte luminosa e equipamentos de lazer para a garotada.

Praça Osório Curitiba

Praça Osório em Curitiba História

Em meados do século XIX o terreno da Praça Osório não passava de um grande banhado formado pelo Rio Ivo. Na época, a área alagadiça era um entrave para o prolongamento da Rua das Flores, que contava apenas com três quadras de extensão. O fato perdurou até o início dos anos de 1870, quando o Governo da Província – ao visualizar o progresso na região – autorizou a abertura da Estrada do Mato Grosso (atual Comendador Araújo). A cerimônia de lançamento da pedra fundamental aconteceu no dia 15 de abril de 1871 sob o governo de Venâncio José de Oliveira Lisboa.

O primeiro nome – Largo Oceano Pacífico – veio no início de 1874 após a Câmara Municipal designar uma comissão com o intuito de demarcar o local. A mudança para a denominação atual aconteceu em 27 de fevereiro de 1879 como forma de homenagear Manuel Luís Osório, general de destaque durante a Guerra do Paraguai. As últimas décadas do século XIX foram marcadas por um cenário descampado e sem utilidade. Apenas questões militares e apresentações circenses faziam parte da rotina do Largo General Osório.As primeiras obras no local viriam ocorrer na gestão municipal de Luiz Antônio Xavier (1900-1907). O então prefeito destacou os melhoramentos no calçamento em torno da região; terraplanagem e o revestimento do mesmo com saibro e pedregulho; arborização do Largo; entre outras iniciativas. O fim das obras, no dia 29 de outubro de 1905, contou com a apresentação da banda de música do Regimento de Segurança do Estado. O novo formato simbolizava um “extenso retângulo cortado ao meio pela linha de bondes que vinha da Rua Comendador Araújo para a atual Avenida Luiz Xavier”.

Outras alterações urbanas viriam na sequência como a ligação entre as Avenidas Vicente Machado e Luiz Xavier e a Rua XV de Novembro; novo jardim com objetivo estético; tratamento paisagístico à francesa com estátuas de sereias e de um cisne; um relógio elétrico para marcar o horário oficial do município; além do calçamento em petit pavet. A partir da segunda metade do século XX a Praça Osório receberia mais intervenções. Áreas de lazer, diversão, exercícios físicos, e a criação da Arcada da Praça Osório com bancas de revistas, cafés e a Boca do Brilho. Na região também funcionou (1964-2006) o tradicional Cine Plaza, que chegou a se tornar o cinema com maior bilheteria da cidade. Há também uma série de bustos que homenageiam personalidades locais e nacionais.

Horário de Funcionamento Praça Osório em Curitiba

  • 24 horas

Endereço e Telefone Praça Osório em Curitiba

  • Praça Gen. Osório – Centro – Curiitba – PR

Mapa de localização

Praça Osório Curitiba
4.8 (96%) 90 votos