Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba (MASAC) é uma instituição ligada à Arquidiocese de Curitiba, dedicada à conservação de peças ligadas à história da Igreja Católica na capital paranaense.

Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba

História

Inaugurado em 12 de maio de 1981, o MASAC está instalado no anexo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, que é o templo mais antigo da cidade, no Centro Histórico de Curitiba. Antes o museu estava sediado no Seminário Menor da Arquidiocese, na Rodovia do Café.

A coleção do museu foi iniciada pelos Arcebispos Dom Manuel Silveira D’Elboux e Dom Pedro Fedalto. Fiéis levantaram fundos, por meio da primeira Festa de São Francisco da Ordem, a fim de restaurar a Igreja da Ordem e criar um espaço adequado para preservação e exposição do acervo. A obra foi executada mediante convênio entre a Mitra Arquidiocesana, a Fundação Cultural de Curitiba e a Fundação Roberto Marinho. Colecionadores locais contribuíram para a ampliação do número de peças.

Seu acervo contém cerca de oitocentos objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal, oriundos de diversas paróquias da região, do qual se destacam o altar-retábulo lateral da antiga igreja matriz, a imagem do século XVIII de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital, a imagem do século XVII de Bom Jesus dos Pinhais, em terracota e a imagem de Nossa Senhora do Terço, em madeira policromada. Além da exposição permanente do acervo, são organizadas exposições temporárias com temas pertinentes à arte religiosa.





Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Trabalhe Conosco

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba

  • Segunda a Sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h / Sábado das 09h às 14h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba

  •  R. Dr. Claudino dos Santos, 49 – São Francisco – Curitiba – PR
  • Telefone:  (41) 3321-3226

Mapa de localização





Deixe seu comentário