Ano letivo começa com mais pedagogos nas escolas municipais de Curitiba

A rede municipal de ensino vai começar o ano letivo de 2013 com 75 novos pedagogos atuando em escolas da cidade de Curitiba. Eles já pertencem à rede – eram professores de docência I – e foram aprovados em procedimento interno de mudança de área de atuação, promovido pela secretaria. Com o chamamento para assumirem a nova função, a Prefeitura garante a lotação do pedagogo na escola e faz uma adequação dos quadros, diminuindo o número de profissionais que precisam dobrar seu padrão, trabalhando em Regime Integrado de Trabalho (RIT).

“A ampliação no quadro de pedagogos está entre as medidas adotadas pela Secretaria Municipal da Educação para garantir avanços na qualidade do ensino”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.





A mudança na área de atuação é aberta aos profissionais do magistério, que trabalham como professores e que possuem formação superior em Pedagogia. Os interessados se candidatam e disputam as vagas abertas para suporte técnico-pedagógico, conforme a demanda da rede. Os classificados agora são remanescentes de um procedimento feito em setembro de 2011, que aguardavam em banco.

O papel do pedagogo na escola é coordenar, supervisionar e organizar o processo pedagógico. Também faz parte de suas funções, promover a integração das competências de todos na escola, contribuindo para o crescimento dos estudantes e despertando nos profissionais de ensino a intenção de trabalharem com inovação. O pedagogo tem papel essencial na comunidade. É ele quem promove a parceria entre a equipe da escola e as famílias dos estudantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba





Deixe seu comentário