Bairro Fazendinha Curitiba

Fazendinha é um bairro da região sudoeste da cidade brasileira de Curitiba. O nome do bairro se origina de uma trilha que ali passava, muito utilizada por tropeiros, que unia a estrada de São José dos Pinhais à dos Campos Gerais e facilitava a trajetória do gado e das tropas que desciam para o litoral. Tratava-se do conhecido “Atalho da Fazendinha”.

O bairro está localizado na região sudoeste de Curitiba, fazendo divisa com os bairros Cidade Industrial, Campo Comprido, Santa Quitéria, Portão e Novo Mundo.

Fazendinha Curitiba

Bairro Fazendinha Curitiba História

Duas sesmarias foram entregues no vale do Barigui: a primeira, para Baltazar Carrasco dos Reis, a outra, abrangendo parte do atual bairro Fazendinha, foi cedida a Mateus Martins Leme, sete anos depois. Havia uma trilha, muito utilizada, que unia a estrada de São José à dos Campos Gerais e facilitava a trajetória do gado e das tropas que, naquela época, desciam para o litoral, vindos dos campos gerais.

Ao chegarem em Curitiba, as tropas serviam-se do caminho de São José do Arraial, para prosseguirem viagem. A trilha citada era então chamada de “Atalho da Fazendinha” ou do “Rodeio”, por fazer a ligação entreo  Campo Comprido e o Portão, reduzindo em algumas léguas a viagem, sendo a principal passagem pelos tropeiros.

Para outros significados de Fazendinha, é um bairro da região sudoeste da cidade brasileira de Curitiba. O bairro está localizado na região sudoeste de Curitiba, fazendo divisa com os bairros Cidade Industrial, Campo Comprido, Santa Quitéria, Portão e Novo Mundo.





Bairro Fazendinha Curitiba Fotos

Bairro Fazendinha Curitiba Fotos

Mapa de localização

Bairro Fazendinha Curitiba
4.8 (96%) 85 votos




Deixe seu comentário