Biblioteca de Ciências Jurídicas Curitiba

A Biblioteca de Ciências Jurídicas Curitiba é uma das unidades do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná, ao qual está subordinada. Ela fica no Prédio Histórico da UFPR e atende toda a comunidade acadêmica, entretanto, tem como usuário real a comunidade acadêmica do Setor de Ciências Jurídicas.

A Biblioteca de Ciências Jurídicas (JU) foi criada em 1913 para atender a Faculdade de Direito da então Universidade do Paraná, tendo funcionado em conjunto com as bibliotecas das demais faculdades até 1948, quando estas foram desmembradas.

Biblioteca de Ciências Jurídicas Curitiba

A partir de 1974, passou a integrar o Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui uma área total de 797,17 m² distribuídos em: área de acervo circulante, área de acervo de periódicos, área administrativa, sala de estudos, sala de obras raras e sala Alexandre de Gusmão com acervo de Relações Internacionais, inaugurada em 2008.

O acervo físico dessa Biblioteca é composto por aproximadamente 66 mil volumes de material bibliográfico (livros, teses, dissertações, monografias) e 485 títulos de periódicos da área de Direito.

A Biblioteca disponibiliza ainda o acesso ao acervo eletrônico por meio do Portal de Periódicos CAPES, inúmeras bases de dados e seu Repositório Digital Institucional composto por teses, dissertações, vídeos, artigos científicos, etc.

UFPR Biblioteca de Ciências Jurídicas Curitiba Grupos de Trabalho

O Sistema de Bibliotecas possui diversas comissões e grupos de trabalho que auxiliam na definição e implantação dos procedimentos e padrões de atividades aos servidores que atuam nas bibliotecas do SiBi/UFPR. As comissões e grupos atuais, e suas respectivas portarias são:

  • Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Sinalização: Coordenar os trabalhos referentes a acessibilidade e sinalização das unidades do SiBi/UFPR.
  • Grupo de Gestão do Software de Gerenciamento de Acervo: Promover a integração dos trabalhos das comissões: Comissão Permanente de Preparo Técnico – Obras; Comissão Permanente de Preparo Técnico – Periódicos; Comissão Permanente de Circulação; e Comissão Permanente de Bibliografia Básica, por meio do software de gerenciamento do acervo.
  • Comissão Permanente de Preparo Técnico – Obras: Coordenar os procedimentos relativos ao processo técnico de materiais, não incluindo os periódicos.
  • Comissão Permanente de Preparo Técnico – Periódicos: Coordenar os procedimentos relativos ao processo técnico dos periódicos.
  • Comissão Permanente de Circulação: Padronizar para todo o SiBi os procedimentos de cadastro, empréstimo, renovação, devolução de materiais bibliográficos em busca de soluções que envolvam o processo de circulação destes.
  • Comissão Permanente de Bibliografia Básica e Complementar:  coordenar os trabalhos referentes às bibliografias básica e complementar desde o início dos processos de pedido de aquisição até a divulgação e disponibilização junto à comunidade acadêmica da UFPR.
  • Comissão Permanente de Eventos do SiBi: organizar os eventos promovidos pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Grupo de Gestão do Programa de Educação Continuada dos Servidores do SiBi/UFPR: Promover e organizar cursos, palestras e treinamentos específicos para os servidores do SiBi, os quais não são oferecidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
  • Grupo de Trabalho dos Serviços de Referência e Informação: Coordenar as ações do Serviço de Referência e Informação das Bibliotecas do SiBi/UFPR disponibilizados aos usuários, buscando otimizar os já oferecidos, assim como a criação de novos produtos e serviços.
  • Grupo de Gestão do Programa de Educação Continuada dos Usuários do SiBi: Planejar ações para potencializar o uso dos recursos informacionais, produtos e serviços ofertados pelo SiBi/UFPR para a comunidade acadêmica da UFPR.
  • Comissão Permanente de Conservação Preventiva, Restauração e Digitalização: Coordenar os trabalhos referentes a conservação dos materiais bibliográficos do SiBi/UFPR.
  • Comissão Permanente de Formação e Desenvolvimento do Acervo do SiBi: Coordenar os procedimentos referente ao desenvolvimento do acervo do SiBi/UFPR.
  • Comissão Especial de Normas: Proceder com a revisão do Manual de Normalização de Documentos Científicos.
  • Grupo de Trabalho do Programa de Gestão do Conhecimento do SiBi: Implantar o PGC no SiBi a partir de uma cultura organizacional voltada ao compartilhamento da informação e do conhecimento, tendo como sua principal ferramenta o Portal Corporativo.
  • Subcomissão de Patrimônio do SiBi: coordenar os procedimentos referente ao inventário patrimonial móvel do SiBi.
  • Grupo de Trabalho da Bolsa SiBi: Coordenar os procedimentos referente ao Programa Bolsa SiBi.
  • Comissão Especial do Portal da Informação: Propor e desenvolver ações para a reestruturação do Portal da Informação no que diz respeito às informações disponibilizadas e sua forma de organização, ao design, aos recursos de acessibilidade e de usabilidade.

UFPR Biblioteca de Ciências Jurídicas de Curitiba Bolsa

Fique atento ao site da Biblioteca para fazer o cadastro do processo seletivo do Programa Bolsa SiBi. Acesse o Perfil da Inscrição, insira o seu CPF e sua GRR para login e atualize seus dados. No caso de ser o primeiro cadastro do processo seletivo do Programa Bolsa SiBi, acesse o Formulário de Inscrição.





Horário de Funcionamento Biblioteca de Ciências Jurídicas em Curitiba

  • Segunda a Sexta das 08h às 22h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca de Ciências Jurídicas em Curitiba

  • Praça Santos Andrade, 50 – Centro – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3310-2666

Outras informações e site

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