Biblioteca Freudiana de Curitiba

Fundada em 1980 , reestruturada em 1988 e considerada instituição de utilidade pública por decreto governamental, apenas em 1995 é que definiu seus dispositivos de formação, articulando seu funcionamento nos moldes atuais.

A Biblioteca Freudiana de Curitiba tem por função zelar o tripé no qual se sustenta a formação do psicanalista, deixando claro a importância que há na realização de uma análise pessoal e de controle, assim como o estudo da teoria psicanalítica. Somente por esta via torna-se possível dirigir uma cura genuinamente psicanalítica.

Biblioteca Freudiana de Curitiba

Oferece uma pluralidade de dispositivos onde além da transmissão da psicanálise, se abre a possibilidade que transpareça o percurso da análise de cada um e a emergência do desejo do analista.

Dentre os seminários, grupos de estudo, espaços de trabalho e jornadas destacamos o cartel como um dispositivo privilegiado na BFC. O caminho a percorrer é inerentemente singular e tem como norte o desejo e não um modelo padronizado de formação, não havendo garantias pré- estabelecidas. Assim como em uma análise, os efeitos de formação surgem ao longo do caminho e encontram na Instituição um lugar de escuta e de reconhecimento do desejo.

Sobre Biblioteca Freudiana de Curitiba Reestruturação

A dominante da reestruturação e posterior definição, foi a de ceder lugar à transferência de trabalho com o texto psicanalítico. Atualmente é constituída por:

  • Cartel Diretivo – que se ocupa dos rumos éticos da instituição e da preservação dos dispositivos de formação do psicanalista,
  • Cartel de Gestão – que organiza, planifica e cuida das condições de execução dos projetos de ensino, de cartéis e de clínica.

A transmissão da psicanálise e a formação de psicanalistas fazem, do mister de suas atividades, as razões de um exercício ético constante. Transmitir um saber fora dos cânones acadêmicos e no interior da cultura da qual faz parte e participa, implica uma responsabilidade que a torna capaz de operar transformações tanto no nível singular como no coletivo. Afinal quem desconhece a porta que S. Freud abriu ao revelar, nos atos humanos, a presença inquieta e inquietante do inconsciente e seus efeitos.





Vagas Biblioteca Freudiana Curitiba – Trabalhe Conosco

A Biblioteca Freudiana Curitiba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Biblioteca Freudiana em Curitiba

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Freudiana em Curitiba

  • R. Hermes Fontes, 792 – Batel – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3342-6238

Outras informações e site

Mapa de localização

Biblioteca Freudiana de Curitiba
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário