Bienal de Curitiba

Bienal Internacional de Curitiba é um evento internacional de arte contemporânea, realizado desde 1993 no Paraná em Curitiba. Considerada o maior evento de arte contemporânea do sul do Brasil, cada edição reúne centenas de artistas em espaços diversificados, que não se restringem a museus, centros culturais e galerias.

Nomes icônicos, de grande visibilidade internacional, como Marina Abramovic, Bruce Nauman, Dan Flavin, Louise Bourgeois, Julio Le Parc, Ai Weiwei, Richard Serra, entre outros, já passaram pela mostra, assim como artistas emergentes.

Bienal de Curitiba

Bienal de Curitiba Programação

Em sua programação constam circuitos paralelos como: Circuito de Museus, Circuito de Galerias, Circuito de Ateliês, Circuito Integrado, Circuito Universitáro (CUBIC), além de eventos como o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba e a Curitiba Literária.

Acesse o site abaixo e confira a programação completa da Bienal.

Bienal Internacional de Curitiba Quadrinhos

Curitiba tem um papel importante na história recente dos quadrinhos brasileiros. E de 2011 para cá, a capital paranaense virou sede de um dos maiores eventos do gênero no país, a GIBICON – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Mais do que um simples festival de quadrinhos que ocorre de dois em dois anos, a GIBICON sempre teve, entre suas metas, promover o desenvolvimento sociocultural e o estabelecimento dos quadrinhos como forma de arte devidamente reconhecida.





Bienal Internacional de Curitiba Atividades Literárias

Em 2007, a Bienal passou a incluir atividades literárias e artistas que contemplam a poesia visual. Na edição de 2013, por exemplo, foi realizado o projeto A Literatura e a Cidade, que obteve grande interesse do público participante, por meio de leitura de textos em ônibus da cidade e da publicação e distribuição da antologia Fantasma Civil, com textos sobre Curitiba escritos por 42 autores.

Com o interesse do público pelas ações de literatura crescendo a cada edição, viu se a necessidade de criar um projeto paralelo à bienal de arte, específico para o segmento literário. Assim, em 2016, essas ações passaram a ter um evento próprio, denominado Curitiba Literária, atraindo um público superior ao esperado, dando uma grande visibilidade para o cenário literário nacional. Devido ao grande sucesso, a Curitiba Literária passou a ser então um projeto anual no calendário da cidade.

Em 2017, o projeto aproximou ainda mais a literatura das crianças e adolescentes da rede pública de ensino, por meio do lançamento de uma antologia com autores nacionais, que participaram de mesas literárias com os alunos afim de aproximar cada vez mais esse público dos livros, entre diversas outras ações. Em todas as edições, a programação teve entrada gratuita e priorizou ações em espaços públicos, inserindo a literatura no dia a dia da população.

Horário de Funcionamento Bienal em Curitiba

  • O funcionamento da Bienal varia de acordo com o local onde acontecer o evento, acesse o site e confira.

Onde fica, Endereço e Telefone Bienal em Curitiba

  • A Bienal Internacional de Curitiba acontece em vários locais da cidade. Acesse o site e confira os eventos e endereços.

Outras informações e site





Deixe seu comentário