Bosque de Portugal Curitiba

O Bosque de Portugal Curitiba é um memorial da língua portuguesa, inaugurado em 1994. Sua área verde é de 21 mil m², decorada com elementos da cultura portuguesa. O Bosque inclui uma alameda, com piso de pedras, que atravessa um trecho de mata nativa e onde versos de poetas da língua portuguesa são estampados em azulejos portugueses.

São versos de Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves, Camilo Peçanha e de outros poetas ilustres dos séculos 16 ao 20. Podem ser lidos nos azulejos de 22 pilares, espalhados pelo Bosque. Fica no bairro Jardim Social, acesso pela rua Fagundes Varela.

Bosque de Portugal Curitiba

Oito pilares com os nomes de oito países de língua portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe Timor Leste. Instalados numa área de lazer do Bosque de Portugal. Piso em mosaico com motivos que lembram as grandes navegações portuguesas. Em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono país a fazer parte da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. O português é uma das línguas oficiais naquele País.

Bosque de Portugal Curitiba – Atrações

O Bosque conta com algumas atrações:





  • Na trilha do bosque há 22 pilares que ostentam réplicas de azulejos onde estão gravados versos dos grandes poetas da língua portuguesa. São versos de Fernando Pessoa, Luiz de Camões, Antero de Quental, António Nobre, Almeida Garret, Camilo Pessanha, Cláudio Manoel da Costa, Gonçalves Dias, Sá Carneiro, Florbela Espanca, Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Olavo Bilac, Sophia de Mello Breynner, Mário de Andrade, Tasso da Silveira, Carlos Drummond de Andrade e Eugénio de Andrade.
  • O bosque tem ainda uma área de animação com pista de corrida e um piso de mosaico (calçada portuguesa) com desenhos de ondas que lembram o mar e uma caravela portuguesa, em alusão às descobertas.
  • Paralelamente à trilha passa o rio Tarumã, que se cruza com a trilha em três pontes.
  • Anexo ao bosque também há o Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga, que desde a década de 1980 desenvolve projetos para a preservação do rio e do bosque de forma geral.
  • Entre a fauna existente no parque destacam aves como o tico-tico, o corruíra, o sabiá e o sanhaço, e mamíferos como o morcego e o gambá. A abundante e variada flora é composta de espécies como o açoita-cavalo, o cambará, a aroeira, o branquilho (Sebastiania commersoniana), a pitanga, o tarumã, a gabiroba, a chuva-de-ouro, espora-de-galo (Pisonia acuelata), a canela, o miguel-pintado (Matayba elaegnoides), o timbó, a pororoca, o araça, a corticeira do banhado, o ipê e a araucária.

Bosque de Portugal Curitiba – Parque dos Tropeiros

Situado no bairro Cidade Industrial, com área de 173.474 m2, é um parque destinado a homenagear o ciclo das tropas existentes na história do Paraná. Localizado próximo aos conjuntos habitacionais Caiuá, Diadema, Ilhéus e Vera Cruz, o Parque dos Tropeiros beneficia diretamente cerca de 15 mil pessoas.

Os tropeiros, homenageados, eram condutores de gado que faziam a grande rota colonial entre a Feira de Sorocaba, em São Paulo, e os campos do sul, nos séculos XVIII e XIX. Guiando o gado e abrigando-o nas invernadas, os tropeiros abriram caminhos, fundaram vilarejos, estimularam o comércio de várias cidades e implantaram hábitos, como a roda de chimarrão.

Horário de Funcionamento Bosque de Portugal em Curitiba

  • 24 horas

Onde fica, Endereço e Telefone Bosque de Portugal em Curitiba

  • R. Fagundes Varela, s/n – Jardim Social – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3350-9630

Mapa de localização





Deixe seu comentário