Câmara de Curitiba instala nova composição do Conselho de Ética

A Câmara Municipal de Curitiba instalou a nova composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa para o biênio 2013-2014. O grupo é composto por dez parlamentares e será presidido pela vereadora em primeiro mandato Carla Pimentel (PSC). A primeira reunião está marcada para o dia 20 de março.

O Conselho de Ética da Câmara esteve envolvido em polêmicas durante a última legislatura. O grupo, que era composto por cinco vereadores à época, decidiu por arquivar denúncias contra o então presidente da Casa João Cláudio Derosso (sem partido). Posteriormente, Derosso teria o mandato cassado pela Justiça.

Ao tomar posse, Pimentel disse que se tratar de um “novo tempo”. “Com a participação de novos vereadores, predominando a vontade da população, que quis a renovação na Casa da cidade de Curitiba. É um momento de releitura política”, afirmou a vereadora. Na primeira reunião deve ser discutidas sugestões para o Regimento Interno da Câmara.





Entre as funções do Conselho estão zelar pelo cumprimento do próprio Regimento Interno e do Código de Ética e Decoro Parlamentar, atuando na “preservação da dignidade do mandato”. O grupo é responsável por analisar e julgar denúncias contra parlamentares suspeitos de cometer infrações ético-disciplinar, as quais podem ser punidas com censura pública ou suspensão temporária do mandato.

Além de Pimentel, compõem a nova formação do Conselho de Ética os vereadores Aladim Luciano (PV), Cacá Pereira (PSDC), Dona Lourdes (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Geovane Fernandes (PTB), Jonny Stica (PT), Jorge Bernardi (PDT), Paulo Rink (PPS) e Toninho da Farmácia (PP).

Fonte: G1





Deixe seu comentário