Lazer nas férias no zoológico, Passeio Público e parques de Curitiba

Para quem permanece em Curitiba nos meses de férias escolares, há várias opções de passeios ao ar livre. São 21 parques espalhados por toda a cidade e com atrações diversas. Somados a 15 bosques e mais de mil praças e jardinetes são quase 25 milhões de metros quadrados de área verde em Curtiba.

Um dos destaques é o Jardim Botânico, espaço público mais visitado da cidade, com média de freqüência anual de um milhão de visitantes. Com área total de 178 mil metros quadrados, no ano passado foi o destino que registrou maior número de paradas do ônibus da Linha Turismo.

Outra ótima opção de passeio nas férias é o Zoológico de Curitiba, localizado no Alto Boqueirão. Com mais de 1,8 mil animais de 130 espécies – entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis – o espaço é garantia de diversão e conhecimento.

Neste mês de julho, o zoo ganhou melhorias. Foi inaugurado um novo estacionamento e uma nova praça de acesso. O estacionamento antigo passou por uma completa revitalização.

“As benfeitorias melhoram a infraestrutura do Zôo, trazendo mais conforto e segurança aos visitantes”, comenta o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente, Alfredo Trindade.

Ele explica que a média oficial de público é de 650 mil pessoas por ano. “Se forem consideradas as visitas de grupos escolares, cujas crianças não passam pelas roletas, este número se aproxima de um milhão de pessoas por ano”, afirma.

A nova praça, com área de convívio superior a 1.600 m2, conta com dez bancos, 18 luminárias decorativas, um toten, gramado e árvores nativas. O acesso foi pavimentado com blocos de pavers coloridos.

Mais vagas – O estacionamento já existente, com 155 vagas regulares, sete para ônibus e cinco para portadores de deficiência, foi totalmente revitalizado. O local ganhou novo asfalto e sinalização. O novo estacionamento tem 120 vagas regulares, três vagas para portadores de deficiência e seis vagas para idosos.





O Zoológico de Curitiba, inaugurado em 1982, tem aproximadamente 1.800 animais de 130 espécies, entre aves, peixes, mamíferos exóticos e nativos, primatas e répteis. Um dos maiores do Brasil, com 589 mil m2, o Zôo tem entre as principais atrações um leão, quatro leoas, um urso de óculos, um casal de girafas, três hipopótamos, três jacarés, um tigre de bengala, quatro onças pintadas e um chimpanzé, além de onças pardas, macacos e aves.

Passeio Público – Visitar um zoológico em pleno centro da cidade é outra ótima opção para as férias escolares. No Passeio Público – o mais antigo parque municipal de Curitiba, inaugurado em 1886 – há 390 pequenos animais, de 150 espécies diferentes. São 40 mamíferos, 280 aves, 70 répteis e 20 peixes. Em 2011, foi registrado o nascimento de três macacos-aranha, espécie que habita uma das ilhas do parque.

Numa área de quase 70 mil metros quadrados, com muitas ilhas e pontes, há diversas espécies nativas e exóticas. Entre as árvores estão carvalhos, ciprestes, paineiras, jacarandás, plátanos, ipês-amarelos, canelas e eucaliptos.

Uma das maiores atrações do parque é um terrário que abriga serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo. Também há um aquário, com variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África. No Passeio há restaurante, play-ground, aquário, terrário, sanitários, rinque de patinação, ponte pênsil, casa da guarda, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário.

Serviço
Zoológico de Curitiba
Rua João Miqueletto, Alto Boqueirão.
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

Passeio Público
Esquina das ruas Presidente Farias e João Gualberto, Centro
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 6 às 20 horas (o aquário e o terrário abrem das 9 às 17 horas)

Jardim Botânico
Avenida Professor Lothario Meissner, esquina com a Rua Engenheiro Ostoja Roguski.
Horário de funcionamento: Diariamente das 6 às 20 horas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba





Deixe seu comentário