Macbeth, interpretado por Marcello Antony, chega a Curitiba

“Macbeth”, de William Shakespeare, com direção de Gabriel Villela, chega a Curitiba neste fim de semana com apresentações na sexta-feira (26) e no sábado (27), às 21h, e no domingo (28), às 19h, no Teatro Bom Jesus. A montagem, como era na época do autor, traz apenas atores homens. Marcello Antony no papel de Macbeth e Claudio Fontana como Lady Macbeth. “É um resgate da época elisabetana”, explica Antony.

“É um mestrado passar por Shakespeare. Precisa ter dedicação e estudo. Foram três meses de ensaio antes da estreia, que foi no mês de junho, na cidade de São Paulo. É gratificante passar por Shakespeare, um autor extremamente consagrado”, afirma.

“Macbeth” conta a história de um homem incapaz de lidar com sua natureza ambiciosa. Ele é instigado por sua cruel esposa e passa de herói a tirano. Após salvar a Escócia e chegar mais perto do poder e do trono, Macbeth interfere na ordem natural dos acontecimentos e assassina o rei escocês para tomar a coroa. Como se outro crime pudesse limpar a mancha pelo assassinato cometido, inicia uma sequência de crimes.

“A ambição o leva à ruína. É uma personagem demasiadamente humana. Ele queria que a profecia das bruxas [que lhe disseram que seria rei] se confirmasse com a morte do rei e foi incentivado pela esposa a matá-lo”, relata. O ator conta que a preparação foi baseada em estudo e trabalho de mesa. “Leitura sobre Shakespeare, Macbeth e filosofia, até chegar a um entendimento da personagem”, descreve.

O diretor fez cortes e adaptou o texto de 20 personagens para uma realidade de oito atores em cena. Villela explica que introduziu o narrador, personagem inspirado na renascença inglesa, para que ele reconstruísse a história diante da plateia. Segundo o diretor, o narrador convoca os personagens, decompõe a fábula em sua essência e desenvolve a história. Ele ressalta que o narrador conta o universo trágico de Macbeth.





Pela primeira vez, Claudio Fontana atua em um espetáculo do dramaturgo inglês. Ele interpreta Lady Macbeth, a esposa do protagonista. “Sem a influência maléfica da Lady, ele não teria chego ao trono. Mostra como a mulher tem o poder de transformar um homem, um marido”, avalia. Fontana relata que é um desafio fazer essa personagem que, para ele, é uma das mais emblemáticas de Shakespeare por abordar ambição, luta pelo poder e persuasão feminina.

O ator explica que a primeira preocupação foi de não fazer uma mulher, mas transmitir a delicadeza e a maldade de Lady Macbeth. Ele usou andar de gueixa e maquiagem japonesa para construí-la. “Ela utiliza a feminilidade, a subserviência de uma gueixa para falar as piores maldades e incentivar o marido a matar o rei. Trabalhei a delicadeza dos gestos da mulher. Quis criar uma figura delicada e sensível para dar contraponto às coisas horrorosas que ela diz”, argumenta. Como resultado, o ator acredita que conseguiu criar uma personagem interessante e flutuante.

Ele conta que a concepção do diretor protegeu o elenco de uma caricatura de um homem interpretando uma mulher. A composição não é realista e, por isso, ele não precisou buscar um corpo ou uma voz feminina.

Fontana analisa a direção de Villela, que pela terceira vez dirige Shakespeare. De acordo com o ator, a direção é poética e metafórica. “O teatro do Gabriel é muito poético. Estimula a imaginação do público”, afirma. Ele contextualiza com exemplos de acessórios usados em cena: uma coleira de cachorro é transformada em uma coroa; mala de viagem em escudo dos guerreiros; uma antena é a espada; o sangue é representado por fios de tecido vermelho.

Outra característica da peça é a interpretação brechtiana, desenvolvida pelo alemão Bertolt Brecht, nascido em 1898. Segundo o ator, a história fica mais clara por causa da falta de envolvimento emocional. “Espetáculo é lindo”, finaliza.

Serviço
Os ingressos custam R$ 50,00 para as apresentações de sexta-feira
(26) e domingo e R$ 60,00 para o sábado. Eles estão à venda no Ingresso Rápido, na loja VM4 no Shopping Omar e na bilheteria do Teatro Bom Jesus, que fica na Rua 24 de Maio, nº 135, no Centro.

Fonte: G1





Deixe seu comentário