Museu Alfredo Andersen Curitiba

O Museu Alfredo Andersen Curitiba (MAA) é uma instituição que visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.

O museu é administrado pelo Estado através da Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus (COSEM), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná (SEEC-PR).

Museu Alfredo Andersen Curitiba

História

O MAA na condição de museu para valorizar, conservar e expor ao público o legado do artista foi criado no ano de 1979, porém a história da instituição começou apenas cinco anos após o falecimento de Alfredo Andersen. Em 3 de novembro 1940, pessoas do convívio do artista criaram a “Sociedade de Amigos” com o intuito de dar continuidade aos ideais do norueguês, além de criar uma condição de preservar suas obras.

Em 1947, com a ajuda do deputado estadual Rivadávia Vargas, deu-se o início de uma proposta de lei estadual para transformar esta “sociedade”, de âmbito particular, em uma instituição ligada ao Estado. Somente em 1959 foi aprovada a lei que instituiu a “Casa de Alfredo Andersen (CAA) – Escola e Museu de Arte”, sob os cuidados do governo estadual. Passados mais vinte anos, 1979, a CAA passou a ter a atual denominação: “Museu Alfredo Andersen”.





Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Museu Alfredo Andersen Curitiba – Trabalhe Conosco

O Museu Alfredo Andersen Curitiba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu Alfredo Andersen em Curitiba

  • Terça a Sexta das 09h às 17h / Sábado e Domingo das 10h às 16h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu Alfredo Andersen em Curitiba

  • R. Mateus Leme, 336 – São Francisco – Curitiba – PR
  • Telefone:  (41) 3222-8262

Mapa de localização





Deixe seu comentário