Museu da Imagem e do Som Curitiba

O Museu da Imagem e do Som Curitiba tem como principal finalidade preservar e conservar a memória audiovisual do Paraná. O MIS-PR foi criado em fevereiro de 1969, pela Portaria 682/69, e é o segundo Museu da Imagem e do Som mais antigo do país. Seu edifício sede, construído em 1890, é Patrimônio Histórico e Cultural, tombado pelo Estado em 20 de junho de 1977.

O MIS-PR possui um acervo com mais de um milhão de itens, entre discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato e em suporte de base de vidro, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos e filmes.

Museu da Imagem e do Som Curitiba

Também conta com mais de cem equipamentos como rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores, e com uma biblioteca com mais de 2 mil itens, como livros e periódicos sobre cinema, fotografia, memória e áreas relacionadas.

História

O MAA na condição de museu para valorizar, conservar e expor ao público o legado do artista foi criado no ano de 1979, porém a história da instituição começou apenas cinco anos após o falecimento de Alfredo Andersen. Em 3 de novembro 1940, pessoas do convívio do artista criaram a “Sociedade de Amigos” com o intuito de dar continuidade aos ideais do norueguês, além de

Criado em 06 de fevereiro de 1969, pela Portaria 682/69, o MIS-PR foi inaugurado pelo ministro Tarso Dutra, pelo Governador Paulo Pimentel e por Cândido Martins de Oliveira, então Secretário da Cultura. É o segundo Museu da Imagem e do Som mais antigo do país, atrás somente do MIS-RJ. Da sua criação até 1989, o MIS-PR passou por várias mudanças de sede. Funcionou inicialmente numa sala no terceiro andar da Biblioteca Pública do Paraná, de 1969 a 1972, quando ganhou autonomia e espaço físico próprio no prédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Em 1974 foram inauguradas suas instalações em sala anexa ao Museu de Arte Contemporânea. De 1981 a 1984 ficou desativado, sendo seu acervo encaixotado e colocado de forma dispersa, parte na sede antiga, parte numa sala da Secretaria da Cultura, ficando o mobiliário em outro espaço. Em 1984 foi reaberto na sede da Rua XV de Novembro. Posteriormente, em 1986, o MIS-PR foi transferido para a sede da Rua Martim Afonso.





Em 1989, o MIS-PR mudou-se para o Palácio da Liberdade, antigo Palácio do Governo na Rua Barão do Rio Branco, que passou a ser a sede definitiva do museu quando, em 2002, o Governo Federal transferiu a propriedade do imóvel para o Estado com a finalidade específica de abrigar o museu. Em 2003, o prédio passou por obras de reforma estrutural e restauro para garantir a integridade do acervo. Por este motivo, a equipe técnica e o acervo foram transferidos para um espaço alternativo no bairro Santa Cândida. As obras começaram em 2012 e foram entregues em 2014. Em 2015, equipe e acervo retornam a casa. No dia 13 de abril de 2016, o MIS-PR foi reinaugurado em sua sede oficial, no Palácio da Liberdade.

Acervo

O acervo fotográfico do MIS-PR conta com fotos impressas, negativos em placas de vidro e em acetato e positivos. Fotos da história do Paraná e do cotidiano das pessoas que viveram/vivem no estado podem ser encontradas em um acervo bastante diverso.

Vagas Museu da Imagem e do Som Curitiba – Trabalhe Conosco

O Museu da Imagem e do Som Curitiba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu da Imagem e do Som em Curitiba

  • Terça a Sexta das 09h às 17h / Sábado e Domingo das 10h às 16h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu da Imagem e do Som em Curitiba

  • R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba – PR
  • Telefone:  (41) 3232-9113

Mapa de localização





Deixe seu comentário