População troca lixo por alimentos em Curitiba

O Câmbio Verde, programa que troca lixo reciclável por frutas e verduras frescas, entregou, apenas no mês de janeiro deste ano, 86 toneladas de alimentos, em troca de 344 toneladas de lixo reciclável coletado. A troca é feita em 100 pontos da cidade, beneficiando aproximadamente 7,5 mil pessoas.

A aposentada Hilda Batista Ramalho é uma delas. Levou dois carrinhos de mão lotados de lixo reciclável até o ponto de troca mais próximo da sua casa, no Jardim Gabineto, na regional Santa Felicidade. “São coisas que eu ia jogar fora. Agora posso trocar por frutas e verduras, é ótimo”, afirmou.

Sua vizinha, a agricultora Audinete Alves dos Santos, descobriu o programa há algumas semanas, conversando com outros moradores. “Quando eu soube como era, quis participar”, disse.

A irmã de Audinete, Andréa, que é dona-de-casa, sempre separa o lixo e depois faz a troca por frutas, como bananas e maçãs. “Isso aqui ajuda muito a gente. No lugar de ficar jogando lixo na rua, trago para cá”, comentou.

“As filas que se formam na porta do caminhão, mostram o sucesso do programa”, diz o fiscal do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gilberto Hanig, que acompanha de perto a troca do lixo por alimentos na cidade de Curitiba.





O programa é desenvolvido há 22 anos e, em média, 2,8 mil toneladas de lixo reciclável são trocadas por alimentos, a cada ano.

Na prática

Cada quatro quilos de lixo valem um quilo de alimentos frescos, produzidos na região de Curitiba. Óleo de cozinha usado também pode ser trocado. Cada dois litros depositados em garrafa pet são trocados por um quilo de frutas e verduras.

Além de reforçar a alimentação saudável da população, o programa incentiva o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. Os locais de troca são definidos de acordo com a solicitação das próprias comunidades e a renda média per capita da região.

A cada 15 dias, o caminhão do Câmbio Verde realiza a troca do lixo reciclável coletado pelos moradores por frutas e verduras frescas e da época. Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento também participa da ação.

Com o apoio de nutricionistas, a população é orientada sobre a melhor forma de utilizar os alimentos. O objetivo principal é promover a alimentação saudável entre a população. Na operação, nutricionistas orientam a população sobre a higienização correta dos alimentos. Também são distribuídas receitas de sucos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba





Deixe seu comentário