Exposição no Largo da Ordem conta como Curitiba viveu os anos 1950

Curitiba recebeu neste domingo (17), uma exposição para contar a história dos anos 1950 na cidade. Fotografias na cidade de Curitiba, vídeos e objetos relembram o momento em que a pequena capital começou a crescer e deixar o rótulo de pequena cidade para se tornar uma metrópole desenvolvida. A exposição “Anos 50 – Identidades” está aberta ao público na Casa  Romário Martins, no Largo da Ordem.

O período contado pela exposição também marca a expansão arquitetônica da cidade. Foi nesta década em que Curitiba começou a ter arranha-céus e prédios modernos. Destacam-se nesse período a construção do Centro Cívico e a inauguração do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual até os dias atuais.





As dezenas de retratos nas paredes mostram ainda a miscigenação cultural de um estado do Paraná que buscava a própria identidade. Naquela época, o governo pensava em criar a ideia de um Paraná mais europeu. Porém, a região foi colonizada por povos que variam de afrodescendentes a ucranianos, passando por japoneses e outros povos.

A exposição deve ficar em cartaz até agosto deste ano e tem entrada gratuita. A Casa Romário Martins fica aberta de terça-feira a domingo.

Fonte: G1





Deixe seu comentário