O que fazer em Curitiba com crianças?

Curitiba tem diversos programas para famílias curtirem de segunda a segunda na capital, faça chuva ou faça sol. Ter filhos é descobrir a cidade em que se vive de um novo jeito. Lugares que antes passavam despercebidos chamam a atenção de outra maneira.

Por isso, veja abaixo sugestões para curtir Curitiba com crianças. Ideias de passeios, museus e parques que fazem sucesso com as famílias. Ou seja, sem desculpa para não fazer algo diferente com os pequenos. Com certeza eles vão adorar!

O que fazer em Curitiba com crianças?

Veja 15 lugares para conhecer com as crianças em Curitiba

1. Bondinho da Leitura: É um ótimo lugar para dedicar um tempo para leitura. Aos sábados, dá pra aproveitar as atividades do Lazer na XV, no entorno do bonde. O Bondinho está em reforma e a gente não vê a hora dele voltar à ativa. Vamos avisar por aqui!

2. Bosque Alemão: No bosque dá pra conhecer o mirante, um café, um oratório, um pórtico e, a cereja do bolo para os pequenos: o Caminho dos Contos, para conhecer história de João e Maria. No meio da trilha eles passam pela Casa da Bruxa, uma biblioteca que tem contação de histórias aos fins de semana.

3. Bosque Reinhard Maack: É nesse bosque, dentro de uma área de preservação ambiental que está a Trilha da Aventura. A garotada pode se divertir com os brinquedos construídos em troncos de eucalipto.

5. Parque São Lourenço: Além de ser grande, ter um lago e muitas árvores, o parque tem outros atrativos para as crianças: parquinho infantil, pista de rolimã, espaço para piquenique, Centro de Criatividade, teatro, canchas esportivas, ciclovia. Durante o passeio, os pequenos podem alimentar os peixinhos e os gansos do lago!

6. Passeio Público: Conhecido como o primeiro parque e zoológico de Curitiba, o Passeio é uma ótima opção de programa com a garotada para conhecer algumas espécies de animais (de pequeno porte), para brincar no parquinho, ver um aquário, terrário e andar de pedalinho.

7. Torre Panorâmica: Quer ver a cidade do alto? Este é o lugar, já que a torre tem 109,5 metros de altura. As crianças não vão esquecer dessa vista!

8. Zoológico: Fica perto do aeroporto, mas vale a visita. Especialmente em dias ensolarados! A entrada é gratuita e dá pra ver mais de mil espécies de animais, como hipopótamos, leões zebras e girafas!





9. Parque Barigui: Um dos mais queridos da cidade, o parque tem lago com pedalinho, espaço para piquenique, parque de diversões, churrasqueiras ao ar livre e gratuitas, ciclovia, restaurante e o Museu do Automóvel. Faz parte do passeio ver gansos e capivaras!

10. Centro Cívico: Todo domingo tem oficinas de bicicleta e patins e outros programas que a Prefeitura de Curitiba promove, na praça Nossa Senhora de Salete.

11. Museu da Vida: Cultura e diversão em um só lugar. O Museu da Vida é um espaço cultural, interativo, de encontros e produção de saberes. Totalmente gratuito e preparado para receber de crianças a idosos, o Museu da Vida conta com seus exposições interativas e duas áreas de lazer ao ar livre: a Rua do Brincar e a Trilha do Bosque, com 13 mil m² de mata atlântica preservada.

12. Gibiteca (Solar do Barão): O lugar para quem gosta de gibis, ótimo para a fase em que a criança está aprendendo a ler, com um universo de gibis: são exemplares infantis, de heróis, de humor, de terror, cartoons, mangás e fanzines.

13. Museu Oscar Niemeyer: O museu já é uma atração pela construção em formato de olho, ele abriga um grande acervo de obras e oferece oficinas de arte para crianças maiores de 7 anos, basta consultar a programação. Crianças também têm visitas monitoradas, oficinas de artes, cartilha lúdica e colônia de férias em janeiro e julho.

14. Teatro de Bonecos Dr. Botica: Este teatro, que fica dentro do Shopping Estação, faz parte do roteiro cultural da cidade. Tem peças animadas encenadas com bonecos e também conta com um miniteatro aberto ao público. Durante as férias escolares, tem programação especial, vale conferir no site: www.teatrodebonecosdrbotica.com.br

15. Planetário Digital (FTD Digital Arena – PUC/PR): Para visitar a atração, é preciso ficar atento, pois ela abre apenas um sábado por mês (veja a programação no site). As crianças aprendem, em duas sessões, tudo sobre o sistema solar, com interação e tecnologia. Na primeira, um filme em 3D, chamado As Fronteiras do Sistema Solar, acompanhado de uma aula de astronomia do professor João Carlos de Oliveira. Na segunda sessão, tem apresentação do Céu de Curitiba.





Deixe seu comentário