Museu do Holocausto de Curitiba

O Museu do Holocausto de Curitiba é um museu localizado na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Inaugurado em 20 de novembro de 2011, é o primeiro dessa temática no Brasil, tendo objetivo de recordar o Holocausto através da memória das vítimas e sobreviventes, além de utilizá-lo com exemplo na luta contra o ódio, a intolerância, o racismo e o preconceito.

Idealizado pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, o museu foi erguido num espaço de cerca de 400 m², junto ao Centro Israelita do Paraná, no prédio da nova sinagoga Beit Yaacov, no centro da capital paranaense.

Museu do Holocausto de Curitiba

Com uma vocação totalmente educativa e pedagógica, o Museu do Holocausto de Curitiba promove visitas guiadas a grupos escolares de colégios públicos e particulares em tours especiais e também conta com o uso de recursos tecnológicos e interativos que o ajuda a contar histórias de vítimas da perseguição nazista, principalmente os judeus. Uma lista completa dos nomes dos Justos entre as nações também faz parte do acervo. A ideia do projeto do Museu do Holocausto de Curitiba surgiu do empresário Miguel Krigsner, presidente da Associação Casa de Cultura Beit Yaacov e fundador do grupo O Boticário. Filho e genro de sobreviventes do Holocausto, Miguel Krigsner contou com a parceria da Base7 Projetos Culturais, empresa localizada em São Paulo.

Entre novembro de 2009 e 2011, foi realizada toda a pesquisa histórica e a partir de março de 2011, começou a execução do projeto. Instituições nacionais e internacionais ligadas à memória, educação e pesquisa do holocausto, contribuíram com material audiovisual, incluindo o Yad Vashem, o Museu do Holocausto de Washington, a Shoah Foundation, o Museu de Auschwitz, de Majdanek, o Memorial da Shoah em Paris, o Instituto Cultural Soto Delatorre, dentre outros.





A cerimônia oficial de abertura do museu foi realizada em 20 de novembro de 2011 e a solenidade contou com a presença da então ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; do governador do Estado do Paraná, Beto Richa; do embaixador do Estado de Israel no Brasil, Rafael Elad; e do então prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e cerca de 800 pessoas participaram da cerimônia, incluindo ainda o vice-governador e Secretário de Estado do Paraná, Flávio Arns, o cônsul de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman; o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner; o presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Cláudio Lottenberg; o presidente da Federação Israelita no Paraná, Manoel Knophfolz, o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, além de sobreviventes e familiares de sobreviventes do holocausto, como Ben Abraham e George Legmann.

Museu do Holocausto de Curitiba Preços

A visita no museu, guiada ou não, é gratuita.

Museu do Holocausto de Curitiba Visitas

Você pode fazer uma visita guiada no museu entrando em contato pelo telefone abaixo.

Vagas Museu do Holocausto de Curitiba – Trabalhe Conosco

O Museu do Holocausto de Curitiba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu do Holocausto de Curitiba

  •  Dom das 09h às 12h / Seg a Qua das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h30 / Qui das 19h às 20h30 / Sex das 08h30 às 11h30

Onde fica, Endereço e Telefone Museu do Holocausto de Curitiba

  • R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3093-7461

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário