Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná é uma instituição cultural situada em Curitiba e mantida pelo governo do Paraná, fundada em 7 de março de 1857 por José Antônio Vaz de Carvalhais, vice-presidente da província do Paraná.

Possui em seu acervo mais de 470 mil livros, inclusive em braille, além de jornais, revistas, mapas, partituras musicais, manuscritos, discos de vinil, compact discs (CD), vídeos, fitas cassetes, diafilmes e slides, entre outras mídias.

Biblioteca Pública do Paraná

Além do acervo, a instituição oferece espaço para exposições, lançamentos de livros, seminários, palestras, oficinas de literatura, artes plásticas e artesanato, projeções de filmes e vídeos, leituras de poesias, apresentações musicais e outros eventos culturais.

A sua sede tem área de 8,5 mil m² e foi inaugurada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto em 19 de dezembro de 1954, durante as comemorações do “Centenário da Emancipação Política do Paraná”. Funciona no local uma representação regional do Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, onde podem ser registradas obras inéditas e publicadas.

Biblioteca Pública do Paraná Projetos

A Biblioteca conta com os seguintes projetos:

  • Aventuras Literárias: O projeto reúne autores para um bate-papo com o público infanto-juvenil. Durante os encontros, os autores conversam com os jovens leitores sobre suas trajetórias na literatura e a importância da leitura nas primeiras fases da vida.
  • Aventuras Teatrais:Uma vez por mês a Seção Infantil traz ao auditório Paul Garfunkel peças de teatro com temática infantil. As apresentações são divulgadas no site da BPP.
  • Biblioteca Paraná: A Biblioteca Paraná publica livros de diversos gêneros — conto, poesia, romance, entrevistas, artes gráficas, edições fac-silimares —, que ao mesmo tempo suprem lacunas do meio editorial e oferecem ao público uma dimensão clara da produção literária estadual. Os títulos do selo Biblioteca Paraná são distribuídos para todas as bibliotecas públicas do estado e várias instituições culturais do país.
  • Caixa Estante: Iniciativa da Divisão de Extensão da Biblioteca Pública do Paraná, o projeto “Caixa-estante” tem por objetivo levar livros para empresas e instituições a fim de incentivar a leitura em novos espaços. A BPP disponibiliza suas caixas-estantes por meio de um termo de compromisso entre a biblioteca e a instituição interessada.
  • Hora do Conto: O objetivo da “Hora do Conto” é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, desta maneira, ajudar na formação de novos leitores. Cada história é adaptada e apresentada de forma distinta, utilizando técnicas como fantoches e sombras.
  • Jornal Cândido
  • Música na Biblioteca: O projeto busca contemplar gêneros musicais variados, do erudito ao jazz e MPB, buscando como critério principal a qualidade dos instrumentistas, compositores e músicos paranaenses.
  • Nicolau: Além de viabilizar a reedição impressa do fac-similar do Nicolau, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) também disponibiliza gratuitamente o acesso ao conteúdo pela internet.
  • Oficina de Criação Literária: As Oficinas BPP de Criação Literária ocorrem desde 2011. Os cursos são mensais e buscam aliar teoria e prática à experiência dos convidados, colocando o público em contato com diversos gêneros sob a perspectiva dos principais autores da literatura brasileira contemporânea.
  • Oficina de Ilustração: As artes gráficas ocupam espaço de destaque nas ações e projetos da Biblioteca Pública do Paraná, seja no jornal Cândido (que a cada edição publica trabalhos de diversos ilustradores) ou no curso de desenho promovido semestralmente pela Seção Infantil da BPP.
  • Revista Helena
  • Um Escritor na Biblioteca: O projeto Um Escritor na Biblioteca traz ao auditório da Biblioteca Pública do Paraná autores da literatura brasileira contemporânea para bate-papos sobre suas carreiras e obras. Sempre com a presença de um mediador, os escritores são instigados a falar sobre temas variados, como processo criativo, hábitos de leitura, livros essenciais, etc. A primeira pergunta é sempre sobre a relação do convidado com as bibliotecas.
  • Uma noite na Biblioteca: A iniciativa oferece ao público infantil uma série de atividades gratuitas relacionadas ao universo da leitura. A programação tem início no final da tarde e segue durante a noite e madrugada com dança, música, contação de histórias, teatro, oficinas e gincanas.

Biblioteca Pública do Paraná Serviços

A Biblioteca conta com os seguintes serviços:





  • Bibliotour
  • Escritório de Direitos Autorais
  • Transparência
  • Serviço de Empréstimo
  • Cadastro de Leitor
  • Divisões: Divisão de Coleções Especiais, Divisão de Difusão Cultural, Divisão de Documentação Paranaense, Divisão de Extensão, Divisão de Informática, Divisão de Obras Gerais, Divisão de Periódicos, Divisão de Preservação, Divisão de Processamento Técnico.

Biblioteca Pública do Paraná Doações

São de interesse da BPP materiais em bom estado de conservação e paginação completa, livros atuais, documentos de valor histórico e sociocultural, obras raras e livros de literatura.

Materiais incompletos, enciclopédias, livros de direito e técnicos desatualizados, assim como livros didáticos já preenchidos ou rasurados não interessam ao acervo da BPP. Materiais mutilados e/ou contaminados são descartados, exceto obras raras. Todas as doações recebidas podem ser aproveitadas no acervo central, em bibliotecas sucursais, itinerantes, públicas municipais, escolares e comunitárias de todo o Paraná. Uma vez doados, os materiais não serão devolvidos.

A BPP também oferece alternativas para incentivar a doação de livros. Os usuários que não devolveram os livros emprestados ou possuem multas, por exemplo, têm a possibilidade de negociação da pendência por meio da doação de livros.

Horário de Funcionamento Biblioteca Pública do Paraná em Curitiba

  • Segunda a Sexta das 08h30 às 20h / Sábado das 8h30 às 13h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Pública do Paraná em Curitiba

  • R. Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3221-4900

Outras informações e site

Mapa de localização

Biblioteca Pública do Paraná
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário