Catedral de Curitiba reabre após quase dois anos de reforma

Após quase dois anos de reforma e restaurações, a Catedral de Curitiba reabre para o público na quinta-feira (6), em celebração com início às 19h. A igreja, construída há 119 anos, fica na Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba, e representa o maior patrimônio histórico da capital.

Arquitetos, restauradores e operários trabalharam na reforma, que além de restaurar objetos e decorações, também descobriu novos atrativos. Um deles é um poço d’água, de nove metros de profundidade, cuja existência não era de conhecimento nem dos padres. A hipótese aventada é de que o poço pertencia a uma pequena igreja que ficava no terreno, antes da construção da Catedral.





Pinturas e desenhos em relevo foram restaurados, e em alguns casos foi utilizado até bisturi cirúrgico para que pinturas originais aparecessem sem ser danificadas. “Descobrimos que a pintura desta época (anos 40), dos irmãos Garbaccio, ainda estava presente em uma das paredes. Então foi um desafio iniciar, tendo como risco que não houvesse mais nas outras paredes”, explicou a arquiteta Gicele Portela. As partes que não foram possíveis de ser reveladas foram reparadas a partir do desenho original.

Outra novidade foi a reforma das tribunas do andar de cima da igreja, que vão ser reabertas ao publico, aumentando em 100 pessoas a quantidade de fiéis presentes na Catedral.

Fonte: G1





Deixe seu comentário