Central de valorização de materiais recicláveis foi inaugurada hoje, em Curitiba

A Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), em parceria com o Sindibebidas-PR e o Instituto Lixo e Cidadania, inaugurou hoje, em Pinhais, na região metropolitana da cidade Curitiba, a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), um projeto socioambiental pioneiro no Brasil, que recebeu investimento de R$ 1,3 milhão de 50 empresas participantes e conta com a participação de 23 associações de catadores de material reciclável.

O espaço irá receber, reciclar e vender embalagens de resíduos sólidos, como garrafas pet, papel, papelão, latas, vidros, entre outros.

Aproximadamente três mil famílias serão beneficiadas  com a Central, que irá gerar cerca de 170 empregos. O sistema de funcionamento é simples: os catadores recolhem os materiais e entregam nas associações para realizar uma primeira triagem; em seguida, o material é encaminhado à CVRM que fará a reciclagem e a venda das embalagens.

O lucro vai para as famílias dos catadores, por meio das respectivas associações.





De acordo com o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, o projeto é a solução para os pequenos fabricantes de bebidas de se adequar às normas federais, além de realizarem um trabalho socioambiental de grande de relevância.

“Temos certeza de que nossos associados do Paraná são os primeiros, mas não serão os únicos a aderirem a esse tipo de projeto tão necessário para preservar o meio ambiente e trazer retorno à sociedade”, avalia Bairros, lembrando que a Lei nº 12.305/2010, a qual estabeleceu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, exige adequação de empresas de todos os estados brasileiros.

A parceria com o Instituto Lixo e Cidadania permite a capacitação dos trabalhadores e a supervisão das atividades da CVRM. Para entrar em funcionamento, o Projeto passou pela aprovação do Ministério Público do Meio Ambiente e do Ministério Público do Trabalho.

A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Fonte: paranashop.com.br





Deixe seu comentário