Curitiba garante 22 milhões de reais para ampliação de ciclovias

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinou termo de contrapartida de R$ 1,7 milhão, junto ao Ministério das Cidades, que garante para Curitiba investimentos de R$ 22 milhões para a ampliação da malha cicloviária. A contrapartida de Curitiba (com valor exato de R$ 1.762.878,26) está prevista no Orçamento 2013, enviado à Câmara Municipal.

“É uma das poucas vezes que surge um recurso exclusivamente destinado à ciclomobilidade. Garantimos esses investimentos que são importantes para aumentar a rede de pistas exclusivas para o trânsito seguro de bicicletas, como prevemos no Plano Diretor Cicloviário”, disse o prefeito Luciano Ducci.

Os recursos federais, de emendas parlamentares já previstas no Orçamento da União, integram o Programa Mobilidade Urbana e Transporte, do governo federal, de investimento exclusivo em infraestrutura de transporte não motorizado.

Em Curitiba, o investimento será feito não apenas na implantação de novas ciclovias, como também na renovação de ramais existentes e na recuperação de calçadas do centro da cidade, conforme previsto no objeto do contrato que tem por base a “elaboração de projetos, recuperação e implantação de ciclovias e recuperação de passeios.”

Serão 13 quilômetros de novas rotas cicloviárias na região sul. A maior delas será uma nova ciclovia na avenida Juscelino Kubitscheck para atender principalmente a trabalhadores que circulam pela CIC. A Juscelino terá 9.548 metros de ciclovias no trecho entre o trevo da BR 277 e a rua João Bettega.

Com três quilômetros, outro novo ramal será na avenida presidente Wenceslau Braz, entre a Linha Verde e a rua Pedro Nogas. A nova ciclovia terá conexão com a já existente na Linha Verde e também com a ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto.
Parte dos recursos será aplicada na renovação de 37 quilômetros de ramais antigos e outros que necessitam de melhorias. Estão na lista do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) obras nos seguintes ramais: Aluizio Finzeto, central, Linha Verde Sul e o ramal norte nas ruas Euclides Bandeira, Cecília Meireles e Flávio Dallegrave. Os projetos para as obras de recuperação estão em fase final de elaboração.

Calçadas – Dentro do mesmo pacote a Prefeitura incluirá propostas para projetos e obras de recuperação de 2.754 metros de calçadas trechos comerciais e de serviços da área central de Curitiba por onde circulam diariamente milhares de pedestres. Serão renovados os calçamentos das ruas João Negrão, XV de Novembro, General Carneiro, Agostinho Leão, Padre Camargo e Conselheiro Araújo.

Plano Diretor Cicloviário – A malha cicloviária de Curitiba vem aumentando gradativamente nos últimos quatro anos. Entre 2009 e 2012, a Prefeitura implantou e ainda executa obras em 27,9 quilômetros de infraestrutura para circulação de bicicletas em diferentes regiões como na Linha Verde, avenida Toaldo Túlio, em Santa Felicidade, no Eixo de Integração Tatuquara/CIC e a ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto.





Esse aumento de espaço para bicicletas segue as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário elaborado pelo Ippuc e que prevê aumentar em até 400 quilômetros a malha cicloviária da cidade com novas pistas exclusivas para bicicletas, ciclofaixas e trechos de uso compartilhado. A criação de novos ramais se integrará gradativamente à rede atual, de 120 quilômetros.

A maior obra de ciclovia em construção no momento está na avenida Fredolin Wolf. Até o fim deste ano, serão 7,6 quilômetros de vias para bicicletas alternativas de acesso entre os bairros Santa Felicidade, São João e Pilarzinho promovendo a integração com os parques Tanguá e Tingui e a saída da Ópera de Arame, cartões postais da cidade.

A obra da Fredolin Wolf forma, juntamente com a Rua Toaldo Túlio (já em funcionamento), uma rota cicloviária de 13,1 quilômetros de extensão no Eixo Oeste/Norte, possibilitando a ligação desde a BR-277 com opção de seguir até o Centro Cívico ou a Barreirinha.

Pela ciclovia da Fredolin Wolf, o ciclista poderá seguir pelo bairro São Lourenço e chegar ao Norte até o Cachoeira, ou ao Centro da cidade, Tarumã, e mesmo ao Xaxim. Seguindo a Oeste, pela Toaldo Túlio, as ciclovias conectam os bairros Santo Inácio, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Portão, Fazendinha, CIC e Capão Raso.

Avenida das Torres – O Ippuc incluiu ainda a implantação de 10 quilômetros de infraestrutura cicloviária na avenida Comendador Franco (avenida das Torres). As obras integram o pacote de requalificação do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014.

Previsto no Plano Diretor, o projeto para esse eixo prevê a implantação de infraestrutura cicloviária nos dois lados da avenida das Torres, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros no trecho até a divisa com São José dos Pinhais.

Paraciclos – Além das obras de ciclomobilidade, a Prefeitura desenvolveu e implantou um novo modelo de estacionamentos para bicicletas. Em pontos estratégicos da área central definidos pelos ciclistas foram instalados oito paraciclos, criando 80 vagas.
Mais um pacote de novos paraciclos está em licitação e vai abrangem 15 locais, onde poderão ser estacionadas até 220 bicicletas.

“Com mais essa etapa atingiremos praticamente todos os pontos de interesse apontados pelos ciclistas na área central como sendo importantes de se ter paraciclos. Os equipamentos também servem para destacar a bicicleta como meio de transporte, especialmente no Centro da cidade” diz o presidente do Ippuc, Cléver Almeida.

Nessa nova etapa ganharão paraciclos a rua Trajanos Reis com Treze de maio de, Terminal Guadalupe, Cruzamento das avenidas avenidas Marechais, Biblioteca Pública do Paraná, Mercado Municipal, praça Rui Barbosa, praça Ouvidor Pardinho, raça Carlos Gomes, praça Santos Andrade, Passeio Público, parque Barigui, Bosque João Paulo II, Museu Oscar Niemeyer e avenida Marechal Floriano (entre o UTFPR e Estação Shopping).

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba





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