Curitiba: Teatro de Sombras e Stop Motion em oficinas

Nesta semana, de hoje até a quinta-feira, o Portão Cultural promove uma Oficina de Teatro de Sombras, com orientação de Marcello Andrade dos Santos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pouco antes do início das aulas, que acontecem das 16 às 18 horas, no Auditório Antônio Carlos Kraide. Marcello coordena e dirige a Companhia Karagozwk, fundada em 1985. Dedica-se há 27 anos à pesquisa sobre a arte milenar do teatro de sombras.

O teatro de sombras é uma forma tradicional de teatro de bonecos praticado no oriente, principalmente na Índia, Java, Bali e Malásia. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco. Difundido pelo mundo, a partir da China e Japão, o espetáculo hoje é apresentado com luzes e telões, com diferentes técnicas e uso de materiais, e integrado a outras modalidades artísticas, como a dança, a música e o teatro convencional.





Stop Motion — Outra ofician que está com as inscrições abertas é a de Stop Motion (técnica de animação) que será realizada no Centro de Arte Digital do Portão Cultural. As aulas, que acontecem nos dias 24, 26 e 28 de julho, serão ministradas pelo fotógrafo Márcio Radaeli Atab. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pouco antes do início das aulas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3229-4454.

Utilizando bonecos de massinha, recortes, arames e outros objetos, o Stop Motion é uma técnica centenária de animação que utiliza a fotografia para criar cenas em movimento. Seu princípio básico consiste em fotografar objetos quadro a quadro, mudando sua posição a cada nova foto. Durante a oficina, Radaeli vai abordar conceitos, exemplos, mídias utilizadas, dicas de elaboração de roteiro e enquadramento. Durante as aulas o aluno também aprenderá como captar as imagens e técnicas de edição.

Fonte: Bem Paraná





Deixe seu comentário