Festival de cinema traz filmes franceses para Curitiba

Começou em 17 de agosto e segue até quinta-feira (23) o Festival Varilux de cinema francês, no shopping Cristal, em Curitiba. Esta é a segunda edição do festival, que também foi programado para outras 32 cidades do Brasil. Ao todo, 17 filmes serão exibidos. O preço do ingresso varia de R$ 14 a R$ 18.

Entres os filmes, estão alguns que ainda serão laçados no mercado nacional como “E agora, aonde vamos?”, de Nadine Labaki, “Uma garrafa no mar de Gaza”, de Thierry Binisti, “Um evento feliz”, de Remy Bezançon, “A Filha do Pai”, de Daniel Auteuil, e “Paris-Manhattan”, de Sophie Lellouche .

Confira a programação

Segunda-feira (20)

13h30 – Um Evento Feliz

15h40 – Uma Garrafa no Mar de Gaza

Direção: Thierry Binisti

Com: Mahmud Shalaby, Agathe Bonitzer

Sinopse: Tal é uma jovem francesa de 17 anos que mora em Jerusalém com a família. Após a explosão de um camicase em um café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário para exprimer suas interrogações e sua recusa em admitir que só o ódio possa reinar entre os dois povos. Ela coloca a carta numa garrafa e entrega a seu irmão para que jogue no mar, perto de Gaza, onde ele faz seu serviço militar. Algumas semanas depois, Tal recebe uma resposta de um misterioso “Gazaman”.

17h30 – Intocáveis

19h45 – O Monge

Direção: Dominik Moll

Com: Vincent Cassel, Déborah François

Sinopse: é uma adaptação do romance gótico de Matthew G. Lewis, publicado em 1796. Ambrosio foi criado pelos irmãos do Convento e torna-se um pregador e é admirado pelo seu entusiasmo. A chegada de um novato misterioso vai abalar as suas convicções e liderar o caminho do pecado.

21h45 – Aliyah

Direção: Élie Wajeman

Com: Pio Marmai, Cédric Kahn, Adèle Haenel

Sinopse: aos 27 anos de idade, Alex tem a impressão de que não fez nada em sua vida. Está sempre à sombra de seu irmão Isaac, que ganha a vida vendendo maconha. Alex vê uma válvula de escape quando seu primo diz que vai abrir um restaurante em Israel. Determinado, ele começa a juntar dinheiro para acompanhar o parente no novo empreendimento. Mas para embarcar nessa nova vida ele terá que deixar tudo para trás e encontrar seu próprio caminho.





Terça-feira (21)

13h30 – Aqui Embaixo

15h30 – O Monge

17h30 – Paris – Manhanttan

19h10 – A Arte de Amar

Direção: Emmanuel Mouret

Com: Julie Depardieu, François Cluzet, Ariane Ascaride

Sinopse: no exato momento em que nos apaixonamos, produz-se em nós uma música peculiar. Ela é diferente para cada um e pode surgir em momentos inusitados. Em ‘A Arte de Amar’ estão  cinco histórias, cujos personagens se cruzam ao acaso.

20h55 – My Way, O Mito Além da Música

Quarta-feira (22)

13h30 – A Arte de Amar

15h15 – Americano

Direção: Mathieu Demy

Com: Salma Hayek, Mathieu Demy

Sinopse: após o comunicado da morte da mãe, Martin precisa viajar para os Estados Unidos, onde nasceu, para resolver as questões do enterro e também da herança deixada por ela. É quando descobre que sua ausência abriu espaço para que Lola, uma dançarina de boate, entrasse na vida da sua própria mãe.

17h10 – Adeus Berthe – o Enterro da Vovô

19h10 – A Filha do Pai

21h15 – Polissia

Direção: Maïwenn

Com: Karin Viard, Joey Starr

Sinopse: o cotidiano de policiais da Brigada de Proteção aos Menores é formado de prisões de pedófilos, de detenções juvenis, de testemunhos de crianças maltratadas, mas também da pausa do almoço onde se fala dos problemas pessoais, da solidariedade entre colegas e das crises de riso nos momentos mais inimagináveis. Como esses policiais conseguem conciliar suas vidas privadas com a realidade a que são confrontados?

Quinta-feira (23)

13h30 – Americano

15h25 – A Vida Vai Melhorar

17h35 – O Barco da Esperança

Direção: Moussa Touré

Com: Souleymane Seye Ndiaye, Laïty Fall

Sinopse: o filme cmeça um vilarejo de pescadores na grande periferia de Dacar, de onde partem inúmeras embarcações. Depois de travessias, muitas vezes mortais, eles chegam às ilhas Canárias em território espanhol. Baye Laye é capitão de uma piroga de pesca, ele conhece o mar. Ele não quer partir, mas não tem escolha. Será obrigado a levar 30 homens para a Espanha. Muitos não conseguem se entender, alguns nunca viram o mar e nenhum deles sabe o que os aguarda.

19h25 – Aliyah

21h15 – Uma Garrafa no Mar de Gaza

Fonte: G1





Deixe seu comentário