Gibiteca de Curitiba completou 30 anos de fundação ontem

A Gibiteca de Curitiba, espaço da Fundação Cultural, completou 30 anos de fundação nesta segunda-feira (15). O espaço foi fundado pelo arquiteto Key Imaguire, colecionador e crítico de histórias em quadrinhos, em 1980. Entre as atividades diárias estão exposições, concursos, encontros com profissionais, palestras, eventos de RPG (Role Playing Game), feiras de gibis, cursos, oficinas e workshops.

“Crianças, jovens e adultos apaixonados pelos quadrinhos fazem do espaço o mais democrático possível, reunindo ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, professores, estudantes e simples amantes dos quadrinhos”, comenta a coordenadora Maristela Garcia.

O acervo conta com 33 mil títulos e diversas coleções de gibis infantis, super-heróis, humor, terror, cartuns, fanzines, mangás e exemplares estrangeiros que fazem do espaço uma fonte valiosa para pesquisas.

Além de biblioteca especializada, trata-se de um centro de formação, um ponto de encontro efervescente e dinâmico que chega a reunir cerca de 100 pessoas diariamente.





São oferecidas 100 vagas por semestre, divididas em cinco turmas, sendo uma para o Curso de Mangá (quadrinhos japoneses) e quatro para o Curso de Desenho HQ (duas de nível básico, uma de intermediário e uma de avançado). Os cursos custam R$ 40 por mês e têm a duração de quatro meses.

Comemoração

Para comemorar os 30 anos, a Gibiteca ganhou logomarca e nova fachada. E ainda receberá diversas homenagens durante a Gibicon nº1 – Convenção Internacional de Quadrinhos, realizada pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Znort!, que reunirá durante quatro dias artistas nacionais e internacionais em palestras, exposições, oficinas, sessões de autógrafos e avaliação de portfólios. A abertura será no dia 25 de outubro, às 19h, no Solar do Barão.

Fonte: G1





Deixe seu comentário