Rede de restaurante em Curitiba aposta em webcam na cozinha para ter confiança de clientes

Com apenas três unidades, sendo duas na cidade de Florianópolis e uma em Curitiba, o Kimitachi, restaurante de entrega de comida japonesa, teve o modelo de negócio citado como uma das tendências para o ano de 2013, pelo site inglês TrendWatching. A mesma publicação também apontou iniciativas de marcas internacionais como Mc Donald’s e a fabricante de computadores, Lenovo.

Para o site, o sistema de entrega criado pelos catarinenses Lucas Prim, Paulo Hashinoto e Carlos Eduardo Souza é o grande diferencial do Kimitachi. Com uma webcam instalada na cozinha, o cliente pode acompanhar todo o preparo dos alimentos e verificar eventuais irregularidades antes mesmo de o pedido ser enviado.

A Reportagem esteve na unidade de Curitiba do Kimitachi para verificar como funciona o sistema. Assim que o pedido é feito no site, imediatamente uma comanda eletrônica aparece na tela colocada dentro da cozinha. Quando o pedido é confirmado, o sinal da webcam é aberto e o cliente pode ver o trabalho do sushiman.

Quando o pedido está pronto para ser enviado, a página que o cliente vê muda novamente e ele tem a foto do entregador que irá levar a comida. Segundo o dono da loja de Curitiba, Elton Curtarelli, nenhum outro restaurante possui esse sistema. “Alguns até tem a webcam, mas a ideia de colocar a foto do entregador ainda não”, afirma.





Humanizar processos
Curtarelli conta que nunca havia pensado em investir na área da alimentação. “Minha área é Tecnologia de Informação. O sistema que foi criado aqui foi o que me motivou a investir nisso”, diz. De acordo com ele, toda a parte de informatização do sistema foi criada pelos catarinenses. “O nosso propósito é tirar o máximo proveito da tecnologia e conseguir recuperar um conceito importante: humanizar processos”, diz.

De acordo com Lucas, a ideia surgiu para dar aos clientes mais confiança ao fazer pedidos pelo site. “Isso é um conceito de passar com transparência todo o nosso processo para o cliente”, explica.

Além da transparência ao fazer o pedido, os clientes também passam por um processo de pós-venda, onde podem opinar sobre a qualidade do serviço. “Através dessas ferramentas, a gente tenta ter um atendimento mais próximo do cliente”, pontua Curtarelli. Segundo ele, os clientes ainda podem fazer o pedido colocando várias especificações, conforme as preferências pessoais.

Sucesso da marca
Após a abertura da primeira franquia em Curitiba, o negócio tende a crescer. Ainda de acordo com Lucas, outras 10 cidades estão sendo prospectadas e devem receber o Kimitachi em breve. A intenção, segundo ele, é fortalecer a marca região Sul.

O empresário diz que as futuras franquias devem receber todo o apoio da matriz, em Florianópolis. “Nós fornecemos tudo, desde o sistema,  que têm uma equipe de desenvolvimento e que cuida de todo o sistema de gestão do restaurante, até a embalagem, a marca, a identidade visual e o suporte necessário.

Fonte: G1





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