Moradores de Curitiba têm opções de cursos gratuitos de qualificação profissional

A população de Curitiba pode aproveitar uma série de cursos profissionalizantes e de qualificação profissional gratuitamente. Os Liceus de Ofícios e a Rede Esperança oferecem mais de 100 opções de cursos em diversas áreas, com durações entre uma semana e três meses.

Nos Liceus, é preciso ter mais de 16 anos e preferencialmente atender aos critérios de renda. “Pessoas oriundas de renda familiar de meio salário mínimo per capita, porém isso é prioritariamente. Em sobrando vagas, qualquer pessoa pode acessar os cursos do Liceu de Ofícios”, explica a diretora de trabalho e renda, Eloá Serpa.

São priorizados também jovens candidatos ao primeiro emprego, pessoas desempregadas ou com risco de perda de emprego, pessoas com deficiência, pessoas atendidas por programas sociais do município, e famílias inseridas no Cadastro único do Governo Federal. É necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, o CPF, os comprovantes de endereço e de escolaridade.





Os cursos do Liceu são divididos em módulos neste tipo de ensino. No final da primeira etapa, a pessoa está preparada para conseguir emprego na área. Confira a lista de cursos disponíveis e os locais de inscrição. Mais informações podem ser encontradas no site da Fundação de Ação Social.

Outra possibilidade para jovens acima de 15 anos é o programa Adolescente Aprendiz, da Rede Esperança, que fica no Capão da Imbuia, e possui 50 vagas abertas para cursos de auxiliar administrativo e mecânica industrial. “Ele precisa fazer a inscrição, com os documentos, depois passar por um processo de seleção de provas de português e matemática, uma dinâmica, e a partir daí ele é selecionado”, explica a responsável pelo programa, Carmen Massoni.

Neste caso, o requisito é estar cursando o ensino médio no período noturno, para que possa ser aproveitado o um ano e meio de curso diretamente em estágios em empresas. É necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, o CPF, os comprovantes de endereço e de escolaridade. Confira a lista completa de oportunidades no site redeesperanca.org.br/interna.php?noticia=142&index=1

Fonte: G1





Deixe seu comentário