Prefeito inaugura nova unidade de Saúde Mental

O prefeito Luciano Ducci e a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, inauguram nessa quinta-feira (13),  no Jardim Social, um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) especializado no atendimento de adultos com transtornos mentais. Será o segundo aberto pelo prefeito, que em julho de 2010 colocou em funcionamento, no Juvevê, uma unidade de saúde mental para homens e mulheres dependentes químicos.

O novo serviço de saúde oferecerá 220 vagas mensais para pacientes encaminhados pelas unidades municipais de saúde com distúrbios de comportamento classificados como severos e persistentes. É o caso de esquizofrenia, depressão e transtorno afetivo bipolar.





Com o novo serviço, Curitiba passa a contar com treze unidades ambulatoriais de saúde mental. Dez fazem parte da rede municipal de saúde. São elas as antigas unidades especialidades em dependência química Matriz, Bairro Novo, Cajuru, Centro Vida, Boa Vista e Portão, as unidades para transtorno mental Bigorrilho e Portão e os Caps exclusivos para crianças e adolescentes instalados nas regionais Pinheirinho e Boa Vista. Os demais funcionam nas clínicas Ômega e Afetiva, que são serviços de saúde mental privados credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Chamam-se Caps as unidades ambulatoriais de atendimento em saúde mental da rede pública de saúde. Nesses locais, os pacientes recebem suporte clínico, participam de atividades lúdicas que os preparam para reforçar ou retomar o vínculo social, abalado pela doença e suas conseqüências, além de fazer suas refeições. O número de dias de comparecimento ao Caps varia de acordo com o plano terapêutico, elaborado para cada paciente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Saúde Mental





Deixe seu comentário