República de Curitiba

República de Curitiba é uma expressão que se refere a Curitiba, capital do Paraná, onde se investigam e julgam em Primeira instância os crimes apurados pela Operação Lava Jato, na vara do juiz federal Sérgio Moro.

Curiosamente, o termo foi cunhado por um de seus investigados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma conversa interceptada pela  Polícia Federal, Lula revelava à presidente Dilma Rousseff o seu espanto com a “República de Curitiba”. O relato faz referência ao fato de a capital paranaense ter se tornado o “bunker” da Lava Jato, pois é em Curitiba que o juiz Serio Moro conduz as ações da operação e mantém os investigados presos.

 

República de Curitiba

Lula usou o termo pejorativamente, mas popularizou-se entre seus opositores com sentido diferente, algo a se orgulhar, criando uma onda de orgulho regional no Paraná, mas também utilizado em todo o Brasil nos protestos contra o governo Dilma Rousseff e a favor da Lava Jato.

Com o avanço das investigações da Operação Lava Jato, os brasileiros foram apresentados à “República de Curitiba”, uma nova expressão propagada pelas redes sociais e que rapidamente ganhou a simpatia do público. Desde então, o apelido tem sido compartilhado por milhões de pessoas na internet e virou até estampa de camiseta para ser exibida com entusiasmo pelos curitibanos.

República de Curitiba Identidade

Além de ter ganhado evidência no cenário nacional por ser a sede da Lava Jato, a “República de Curitiba” reforçou a identidade da cidade e proporcionou um grande orgulho aos cidadãos curitibanos. Por reunir juiz e procuradores do Paraná, a capital é vista como o grande símbolo do combate à corrupção no Brasil.





Desde a sua fundação em 1693, Curitiba tem histórico de termos e expressões que solidificam a condição de um município peculiar e diferenciado. Há décadas, a cidade é conhecida como a “capital europeia do Brasil”, além de ser constantemente chamada de “cidade ecológica” e “cidade moderna”, em razão da criação de diversos parques e da implantação de um transporte urbano eficiente.

República de Curitiba Fake News

Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

Para não cair em fake news acesse sempre os sites confiáveis para maiores informações sobre a República de Curitiba, abaixo você tem quatro sugestões de sites em que pode se informar melhor sobre o assunto.

República de Curitiba Youtube

Outras informações e site





Deixe seu comentário