Universidade Federal do Paraná completou 100 anos com festividades em Curitiba

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) completou 100 anos na última quarta-feira (19). Uma sessão pública solene, em homenagem à instituição, foi realizada nesta quarta-feira, às 20h, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Durante a cerimônia,  o selo comemorativo dos 100 anos da universidade foi lançado e o reitor reeleito,  Zaki Akel Sobrinho, irá tomar posse do cargo.

Depois do evento, ocorreu a apresentação da fachada restaurada do prédio histórico com uma iluminação especial. A fachada do prédio, que fica na Praça Santos Andrade, no Centro da capital paranaense, passou por uma reforma e voltou a cor original da edificação, que é branca

A data é histórica para o estado já que, também na última quarta-feira, o Paraná comemorou 159 anos de emancipação política – até 1853, ainda pertencia ao estado de São Paulo.

Atualmente, 30 mil alunos estudam na primeira universidade do país. Deste total, 26 mil fazem graduação, enquanto quatro mil cursam especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Além dos estudantes, 3.500 professores e 3.500 funcionários frequentam a UFPR.

Relação com a comunidade
Durante os 100 anos de atividades, uma das marcas que a universidade conquistou foi a relação de proximidade com a comunidade por meio de atendimentos médicos, odontológicos e jurídicos gratuitos





No Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, 400 pessoas fazem trabalho voluntário de atendimento aos pacientes. O mesmo prédio, construído há mais de 50 anos, abriga os cursos de medicina e enfermagem.

Atualmente, o HC é o maior hospital público do Parana. Em 2011, a unidade atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas. O HC recebe pacientes de todo o Paraná e também de outros estados, que podem usar os serviços de pronto-socorro e cirurgias, inclusive transplantes, como o de medula óssea.

Ainda na área médica, a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba foi responsável em 2011 por atender 14,6 mil pacientes.

Outros setores da universidade prestam serviços gratuitos à população. Os estudantes de direito, com a orientação dos professores, garantem o acesso da população à justiça por meio do escritório modelo de advocacia.

Os alunos do curso de psicologia atenderam, em 2011, mais de 3.500 pessoas nas clínicas da universidade. Já os alunos de odontologia, cursando o último período ou pós-graduação, também em 2011, atenderam quase 35 mil pessoas nos consultórios dentais da UFPR.

Fonte: G1





Deixe seu comentário