Fiscalizações em casas noturnas de Curitiba começam nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (31) a ação de fiscalização nas casas noturnas da cidade de Curitiba. Segundo a Prefeitura Municipal, equipes das secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente e Saúde (Vigilância Sanitária), da Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros participam da atividade.

O objetivo é verificar questões de documentação (alvarás), segurança (saídas de emergência, extintores, gás), higiene (conservação de alimentos, banheiros), meio ambiente (poluição sonora), entre outras. A fiscalização também será realizada na sexta-feira (1º) e sábado (2).

A ação foi decidida em uma reunião feita pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) logo após o incêndio que atingiu uma boate na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Mais de 230 pessoas morreram e mais de 131 ficaram feridos.

De acordo com os órgãos, as casas noturnas serão fechadas caso se detecte problemas de segurança para os clientes. Em casos considerados menos graves, os empresários terão um prazo de quinze dias para se adequarem as normas. “Para que não haja uma confusão de prazos, nós vamos tentar uniformizar os  prazos e as ações em conjunto”, afirma o secretário municipal de urbanismo Reginaldo Cordeiro.

Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seis em cada dez estabelecimentos da capital se encontram em situação irregular. Entre os motivos estão problemas de estrutura e segurança e pagamentos atrasados de impostos e taxas.

“Para todo mundo seria muito melhor se a gente tivesse 100% dos estabelecimentos com os alvarás em dia e com todas as vistorias feitas. E é isso que nós estamos propondo”, explica o presidente da Abrasel, Marcelo Pereira.





Selo de vistoria
Como forma de demonstrar ao cliente sobre a situação de cada estabelecimento, a prefeitura estuda a criação de uma espécie de selo de vistoria, que deve indicar a regularização do estabelecimento. A prefeitura também alerta que os frequentadores denunciem sobre qualquer  irregularidade nesse tipo de local.

Cascavel
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recomendou à Prefeitura de Cascavel, no oeste do estado, que determine imediatamente o fechamento de três casas noturnas da cidade. De acordo com o órgão, elas não possuem sistema preventivo contra incêndio e pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros. A decisão, assinada pela promotora de Justiça Larissa Haick Vitorassi Batistin, foi feita na quarta-feira (30) após uma reunião entre o MP, representantes da Prefeitura e de casas noturnas.

Tragédia

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio, que ocorreu na madrugada de domingo (27),  começou durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Por conta disso, o dono da boate, Elissandro Calegaro Spohr; o sócio, Mauro Hofffmann; o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo Santos; e um funcionário do grupo, Luciano Augusto Bonilha Leão, responsável pela segurança e outros serviços, foram presos.

Doações
O governo do Paraná enviou, na quarta-feira, ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, cerca de 300 envelopes de membranas regenerativas. O medicamento é usado para o tratamento de queimaduras e deverá ser aplicado em pacientes que permanecem internados devido à tragédia.

Fonte: G1





Deixe seu comentário