Bairro Alto Curitiba

Bairro Alto Curitiba faz divisa com os bairros Atuba, Bacacheri, Jardim Social, Tarumã e Tingüi. Cercado por rios, alguns inclusive que deram origem ao nome de diversas vias, o bairro preserva boa parte de seus bens naturais.

Com ruas que intercalam grandes ladeiras com subidas difíceis de serem vencidas, a região pode ser considerada um polo econômico de Curitiba fora do eixo central, com destaque para o comércio e as indústrias.

Bairro Alto Curitiba

Os principais destaques do Bairro Alto são o Bosque Irmã Clementina, a Paróquia Maria Mãe da Igreja, a estátua do Cacique Tindiqüera, o Colégio Madalena Sofia, a Praça da Liberdade, a Linha Verde, o Hospital Vita e a Rua Alberico Flores Bueno, principal via dentro do bairro. Além disso, a altura da região possibilita uma visão privilegiada de Curitiba.

História do Bairro Alto Curitiba

A região, junto com o bairro Atuba, foi a primeira a receber os desbravadores portugueses, que saíram de Paranaguá em busca de novas minas de ouro. O trajeto usado foi o Caminha de Queretiba e, após a dificultosa de travessia da Serra do Mar, chegaram a região, em meados do século XVII. Alguns documentos registram a passagem do grupo pelo bairro, em uma pequena povoação chamada “Vilinha”. O grupo estabeleceu moradia às margens dos rios Atuba e ou Bacacheri, dividindo território com os índios e o campos de Pinheiro. No final do século, a escassez de ouro obrigou o grupo a se mudar, e a escolha foi a área onde futuramente seria criada a Praça Tiradentes e, consequentemente, Marco Zero de Curitiba.

Com a mudança, a região ficou conhecida como Vila Velha, voltando a ter grande importância histórica na formação de Curitiba somente no século XIX. Nessa época, o Bairro Alto já era um dos 27 quarteirões de Curitiba – equivalente à divisão de bairros. No começo do século XX, o Bairro Altoe o Atuba ainda eram cobertos por regiões de campos, como era na época da chegada os primeiros moradores, três séculos antes.





A principal necessidade que tirava os moradores do bairro era o estudo, que só era possível no Centro e no bairro Bacacheri. Para se locomover, o principal meio de transporte era o bondinho, recém instalado em Curitiba. Na década de 80, o bairro começou a sofrer modificações significativas, com a abertura de novas vias, o aumento no número de linhas de ônibus e obras importantes de infraestrutura. As casas de madeira foram pouco a pouco dando espaço aos sobrados, e o comércio começava a ficar forte. Com a inauguração do Terminal do Bairro Alto, em 26 de setembro de 1992, e o aumento no número de empresas que se instalaram na região durante a década de 90, o bairro se tornou um polo comercial, frequentado pelos moradores que tem todo tipo de serviço bem próximo a sua casa, evitando a rotina do centro.

Bairro Alto Curitiba CEP

Principais ruas do bairro:

  • CEP 82840-480
    Rua Alberto Breowicz – Bairro Alto
  • CEP 82840-050
    Rua Maracatiara – Bairro Alto
  • CEP 82840-120
    Rua Ingabaú – Bairro Alto
  • CEP 82820-330
    Rua Erasmo Maeder – Bairro Alto
  • CEP 82820-510
    Rua Dos Xaverianos – Bairro Alto
  • CEP 82820-475
    Rua Renato Marchiori – Bairro Alto
  • CEP 82820-410
    Rua Sebastião Silva – Bairro Alto
  • CEP 82840-110
    Rua Indaiá – Bairro Alto
  • CEP 82820-400
    Rua Doutor Eduardo Mendes Gonçalves – Bairro Alto
  • CEP 82820-460
    Rua Mário do Amaral – Bairro Alto

Bairro Alto Curitiba Fotos

Bairro Alto Curitiba Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário