Curitiba: Moradores do Paraná usam sirenes para ter mais segurança em casa

A sirene que alerta os moradores também espanta o perigo: “Atenção, essa área foi invadida. Equipe de segurança já acionada”. O vizinho que ouve o alerta também aciona o sistema dele, e assim por diante. “Nós observamos, acionamos o alarme e ligamos para a polícia”, explica Gabriela Fontoura, associação de moradores.

Em Londrina o sistema reforça projetos de vizinhança solidária, em que moradores se juntam pra cuidar da segurança do bairro. Até pouco tempo atrás, o aviso era na base do apito, que nem sempre dava certo. “Às vezes estávamos no fundo de casa e nem sempre escutávamos, agora todo mundo escuta”, diz Gabriela.





Neste projeto, o sistema foi implantado quadra a quadra. Em média, uma sirene a cada oito casas. Todos os moradores recebem um controle pra acionar o alarme. O custo é de 500 reais, dividido entre todos.

O som da proteção já se espalhou por várias cidades, com bons resultados. Em Curitiba, onde foi instalado o primeiro sistema com sirenes, imagens de câmeras de segurança mostram ladrões correndo, assustados com o barulho. Eles não levaram nada das casas.

Em Londrina, o equipamento também afugentou um bando de suspeitos. Um deles foi preso depois com oito chaves especiais, que poderiam abrir qualquer tipo de fechadura.

Fonte: Jornal Hoje





Deixe seu comentário