Fruet cumpre promessa e vai à Prefeitura de Curitiba de bicicleta para assumir

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), cumpriu a promessa e, após a posse na Câmara de Curitiba, na última terça-feira (1º), foi de bicicleta para a transmissão do cargo na sede da prefeitura. A esposa de Fruet, Marcia Oleskovicz, alguns vereadores e dezenas de eleitores o acompanharam na pedalada.

A iniciativa do prefeito surgiu como modo de marcar a política de transporte que pretende implantar na cidade. No plano de governo, uma das iniciativas era incentivar o uso da bicicleta para pequenos percursos. O novo prefeito, durante a campanha, prometeu construir 300 quilômetros de ciclovias na cidade.

O advogado Alexandre Panassolo foi um dos que decidiu participar da pedalada. “É um momento histórico para prefeitura, para nós que gostamos de uma cidade que tenha verde, que tenha ciclismo, que tenha alternativas de modais de transporte”, disse.

A saída de bicicleta quase foi cancelada. No início da tarde uma forte chuva caiu na capital paranaense, porém, para a sorte de Fruet, parou. Antes de subir na bicicleta, Fruet trocou de roupa colocando um traje esportivo.  Segundo o prefeito, a iniciativa tem como intuito incentivar o uso do modal e mostrar que é possível buscar alternativas.

Porta dos fundos
Pouco antes da chegada ao prédio, Fruet e a comitiva de ciclistas pararam na Avenida Cândido de Abreu, onde o grupo posou para fotos.

O novo prefeito entrou no prédio onde vai trabalhar pelos próximos quatro anos pela porta dos fundos. Enquanto trocava de roupa, o agora ex-prefeito, Luciano Ducci, chegava ao prédio para a transmissão do cargo. Ambos se encontraram minutos antes, no gabinete, onde havia uma recepção para convidados. O contato, segundo ambos, se restringiu a cumprimentos e felicitações de Ano Novo.

Após esse encontro, os dois falaram ao G1 sobre como se sentiam nesse momento de transição. Ducci disse estar tranquilo com o momento. Candidato apoiado pelo governador Beto Richa (PSDB), de quem foi vice antes de assumir o cargo, ele não conseguiu se reeleger e ficou em terceiro lugar na disputa.  “A gente se preparou bem, desde quando perdemos a eleição, lá no primeiro turno. Continuamos trabalhando em um ritmo normal. Agora, é fazer a transmissão para o Gustavo e desejar uma boa sorte para ele”, disse.





Fruet afirmou que o dia dele foi bastante corrido. O novo prefeito saiu de casa de táxi até a cerimônia de posse na Câmara. Lá, trocou de roupa e saiu de bicicleta. Na prefeitura, nova troca de roupa e preparação para a cerimônia de transmissão de cargo. “Estou com uma expectativa muito grande agora”, contou.

Richa não foi
A cerimônia de transmissão de cargo foi acompanhada por diversos políticos, entre vereadores eleitos e membros dos partidos da coligação vencedora. Representando o governo federal, estavam a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o marido dela, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Gleisi afirmou que a posse de Fruet representa um marco de mudança para a cidade. “É uma data festiva, mas que também inicia uma caminhada de grande responsabilidade. Tenho certeza que o Gustavo vai fazer um bom mandato”, avaliou.

O governador Beto Richa não compareceu à cerimônia. Ele foi representado pelo vice-governador, Flávio Arns. Arns teve uma indisposição e precisou ser atendido pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Apesar do incidente, ele passa bem.

Último ato do dia
A cerimônia de transmissão de cargos começou com a assinatura do documento que oficializa o ato. Um dos momentos que simbolizaram a troca de gestão foi a apresentação da vice-prefeita Mirian Gonçalves, primeira mulher a assumir o cargo na capital paranaense. Mirian também será a primeira mulher a assumir a prefeitura nos momentos em que Fruet estiver indisponível.

Em seguida, Ducci discursou e começou parabenizando o novo prefeito da capital. Em seguida, fez um balanço da gestão e dos números positivos que a cidade conquistou durante o mandato.

Fruet encerrou a cerimônia fazendo uma projeção do que pretende realizar nos próximos quatro anos. O novo prefeito convocou a população para trabalhar ao lado dele na gestão. Em relação à gestão anterior, ele criticou a situação financeira. “A situação que descobrimos a cada dia é complicada. Os relatórios das obras da Copa do Mundo trazem preocupação com o uso de recursos”, afirmou o novo prefeito.

Ele disse ainda que a cidade deverá ter restrições para firmar convênios com instituições internacionais de financiamento. Segundo Fruet, algumas empresas estão impondo ressalvas à cidade, devido aos convênios já realizados.

Fonte: G1





Deixe seu comentário