Mesário mais antigo do Brasil é homenageado em Curitiba

O mesário mais antigo do Brasil José Carlos Mello Rocha, de 81 anos, recebeu uma homenagem na manhã de ontem (7) antes de dar início a sua participação, pela contagem dele, na 45ª eleição.  ‘Sr. Rocha’, como é conhecido, chegou acompanhado de familiares por volta das 7h30 no Colégio Rio Branco, no Centro de Curitiba. Com um sorriso no rosto e um pouco ofegante, ele cumprimentou todos os colegas que atuarão na mesma seção eleitoral e recebeu uma faixa e um troféu da equipe do Ranking Brasil. De acordo com o Ranking, ele é o mesário mais idoso do Brasil e o que ainda atua na atividade.

Durante uma entrevista coletiva ele explicou que a satisfação em atuar na função começou desde a adolescência.

“Com 12 anos de idade, eu já trabalhava em um cartório de registro civil na minha cidade, Jaguariaíva. Na época eu datilografava títulos de eleitor. Então, desde aquele tempo eu já sentia a necessidade de continuar trabalhando com isso, porque me agradava. Foi a partir daí que eu comecei a gostar do voluntariado e atuar como mesário nas eleições. Eu poderia muito bem não aceitar a proposta e ficar descansando na minha casa, mas eu prefiro atuar nisso, que acredito ser a minha missão”, explicou o idoso.





Há 62 anos exercendo a função, ele lembra com carinho da primeira eleição que votou e participou, vencida por Getúlio Vargas, e da evolução das urnas – de madeira, de lona, eletrônica, e, por fim, a biométrica que ele presenciou no domingo. “Mais uma eleição. Eu já estou acostumado, mas muita coisa mudou de lá para cá. Eu confesso que a expectativa de realizar mais uma vez esse trabalho, faz com que eu fique um pouco ansioso. Isso é muito importante para mim”.

Depois de anunciar que esta seria a última participação como mesário, Sr. Rocha surpreendeu a todos quando disse que mudou de ideia. “Já me aconselharam para que eu não desista. Então eu decidi o seguinte, vou tomar uma outra posição diferente – seja o que Deus quiser. Se eu estiver com disposição e vontade de trabalhar daqui há dois anos eu trabalharei. Se não, deixarei para algum outro que possa fazer o meu trabalho. O importante é isso”, argumentou.

Para o diretor do Ranking Brasil Luciano Cadari, fazer a entrega do troféu foi, acima de tudo, motivo de orgulho. “A simpatia e a simplicidade dele é motivo de orgulho para todos do Ranking. Em 2010 ele já tinha recebido um outro troféu nosso e agora que ele resolveu não parar, tenho certeza que ainda vamos entregar muitos. Foi muito bacana. Ele é um exemplo para a sociedade e para os que apenas iniciaram a mesma função”.

Luciano lembrou que teve a oportunidade de ir até a casa do idoso em meados deste ano. “As palavras dele são sábias, a gente aprende muito. Pude perceber que ser mesário há tanto tempo é muito importante para ele, já que ele guarda com carinho e em um local especial todos os títulos e troféus que recebeu por isso”.

Fonte: G1





Deixe seu comentário