Região de Curitiba tem a menor taxa de desemprego do Brasil, diz IBGE

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Curitiba, em agosto, caiu 0,5% e ficou em 3,3%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgado na sexta-feira (21). O índice é menor do que o das demais regiões pesquisadas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, cidade do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre. A taxa nacional foi de 5,3%.





Assim como outros índices que avaliam o mercado de trabalho, os setores de serviço e de comércio foram os que registraram maior ampliação no número de empregos.

Além disso, é preciso considerar ainda uma menor demanda por trabalho. De acordo com o Ipardes, houve redução na população economicamente ativa, que é composta exclusivamente por quem está a procura de emprego.

Com relação a remuneração, verificou-se uma leve queda, de 0,6%, ao se compará-la com a do mês anterior. A média salarial foi de R$ 1.889,20. Em São Paulo, está a melhor média do país, R$ 1.899,50.

Fonte: G1





Deixe seu comentário