O antigo Bosque São Cristóvão em Santa Felicidade é o Bosque Italiano Curitiba. Na área pertencente à igreja católica, os descendentes de italianos comemoram suas festas tradicionais, entre elas a Festa do Vinho e a Festa da Uva

A área, totalmente remodelada pela Prefeitura, abriga o Memorial da Imigração Italiana que, edificado entre 1993 e 1996, homenageia os imigrantes que vieram da Itália a partir do final do século passado e transformaram Santa Felicidade num centro gastronômico de grande apelo turístico.

A réplica da primeira matriz de Santa Felicidade e as arcadas neo-românticas celebram a cultura clássica entre os trançadores de vime e os lavradores de parreiras.

Bosque Italiano Curitiba História

O Bosque Italiano é um bosque natural de mata nativa de araucárias, com área de 23.540 mil metros quadrados, remanescente do desmatamento da região causado pela urbanização e comercialização da madeira dessas árvores, muitíssimo explorada a partir do século XIX.

Essa área pertence à Paróquia do bairro Santa Felicidade, e foi ajustada em 1996, na gestão do prefeito Rafael Greca, para receber eventos tradicionais do bairro, como as Festas da Uva e do Vinho, que acontecem entre os meses de janeiro e fevereiro, e a festa do frango e da polenta, no mês de julho.

A clareira do bosque, foi usada para abrigar o Memorial Italiano, composto pela réplica da fachada da Igreja São José, construída em 1891, e uma estrutura em forma de arcos, representando um detalhe arquitetônico muito usado nas construções italianas, característico do Estilo Romântico.

Também recebeu um palco coberto e um pavilhão usado como restaurante, durante os eventos festivos.
Quiosques, polenteiras e churrasqueiras foram distribuídos pelo espaço, debaixo da copa das árvores, sob o olhar e canto dos passarinhos característicos desse tipo de habitat. Durante as festas, os quiosques vendem vinho, suco de uva integral, doces italianos, como o tradicional tiramisú, a base de café; e artesanato local.





Os eventos são muito alegres e animados, com apresentações de grupos folclóricos, dança típica, muito vinho e macarronada. O Bosque é aberto para visitação, somente durante os eventos. O valor da entrada, é definido antes da realização dos mesmos e anunciado pelos meios de comunicação.

Horário de Funcionamento Bosque Italiano em Curitiba

  • 24 horas

Endereço e Telefone Bosque Italiano em Curitiba

  • R. Margarida Angela Z Miranda, 617 – Santa Felicidade – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3350-8484

Outras informações e site

Mapa de localização

Bosque Italiano Curitiba
4.8 (96%) 95 votos