Conhecido popularmente como Largo da Ordem Curitiba e considerado o coração do Centro Histórico da cidade, foi batizado no século 18 como Páteo de Nossa Senhora do Terço. Posteriormente passou a se chamar Páteo de São Francisco das Chagas e em 1917 Largo Coronel Enéas, em homenagem ao coronel Benedicto Enéas de Paula.

Desde o século XVIII, o Largo foi palco de intenso e variado comércio, quando os colonos levavam de carroça produtos hortifrutigranjeiros para comercialização, quando também compravam produtos nas casas comerciais. Largo da Ordem Curitiba

Os tropeiros e fazendeiros da região costumavam dar de beber a seus cavalos e mulas no bebedouro, ainda hoje existente, no centro do Largo da Ordem, em frente à Igreja da Ordem e a Casa Romário Martins. Datado de meados do século XVIII, é construído em pedra, com uma bacia metálica.

Sua arquitetura conta com influência portuguesa e alemã, esta com características mais urbanas. Fechada para o tráfego de veículos na primeira gestão do então prefeito Jaime Lerner, tal região passou a receber mais atenção e cuidados por parte das autoridades locais. Com significativo papel histórico, cultural e social, têm nas suas imediações construções dos séculos XVIII e XIX, que atualmente encontram-se restauradas e adaptadas para utilização comercial.

Abrangendo a maior parte do Centro Histórico, nele encontram-se importantes e mais variadas construções, como a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco, a Sociedade Garibaldi, o Memorial da Cidade de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, o Relógio das Flores e a Fonte da Memória. No local, todos os domingos, desde 1973, ocorre a Feira do Largo da Ordem. É um tradicional ponto de encontro da população, pois além da feira dominical, abriga vários bares, pubs e restaurantes, alguns com comida típica dos imigrantes que participaram na formação do município.





Feira do Largo da Ordem Curitiba

Localizada no centro histórico de Curitiba, inicia na Rua São Francisco e termina na Rua Martin Afonso. A feira acontece aos domingos das 9:00 às 14:00 e oferece para seus visitantes os mais diversos tipos de artesanato (madeiras, tecidos, pedras, metais, fibras, sementes, gesso, cerâmica, etc…), além de pinturas em telas, música, teatro de rua.

Além de todos esses produtos, oferece diversidade gastronômica, como os famosos pastéis de feira, caldo de cana, água de coco, crepes, chocolates entre outros artesanatos culinários, e comidas típicas como acarajé, pierogi, empanadas argentinas, batata suíça.

Horário de Funcionamento Largo da Ordem em Curitiba

  • 24 horas

Endereço e Telefone Largo da Ordem em Curitiba

  • São Francisco – Curitiba – PR

Mapa de localização

Largo da Ordem Curitiba
4.8 (95.87%) 92 votos