Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá Curitiba surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias. Possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé. O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.

Fica nos bairros de Taboão e Pilarzinho, rua Rua Oswaldo Maciel. Está incluído no roteiro da linha turismo.

Parque Tanguá Curitiba

Parque Tanguá Curitiba História

Com a fixação de imigrantes italianos próximo a Curitiba, os interesses do governo provincial e dos próprios imigrantes, fizeram com que surgisse a ideia de um movimento associativo que resultou na criação, em primeiro de julho de 1883, da Sociedade Italiana Dimituo Scorso Giuseppe Garibaldi.

Em 1887 iniciou-se a construção do edifício para ser sede da associação, com projeto do engenheiro Ernesto Guaita e sua finalização ocorreu somente em 1904, em terreno doado pelo governo municipal. Quanto a fachada do palácio, suas linhas arquitetônicas foram desenvolvidas pelo arquiteto João de Mio e finalizada somente em 1932.

Em 1906, o local foi sede do I Congresso Estadual, que resultou na criação da Federação Operária no Paraná e em 1942, em virtude da Segunda Guerra Mundial, o palácio foi desapropriado pelo Governo do Estado, que utilizou como sede da Liga da Defesa Nacional, Centro de Letras do Paraná, Academia Paranaense de Letras e Tribunal de Justiça do Estado. Somente na década de 1960 que o edifício foi devolvida para a Associação Giuseppe Garibaldi (ou Sociedade Beneficente Garibaldi).

Horário de Funcionamento Parque Tanguá em Curitiba

  • Não Informado

Endereço e Telefone Parque Tanguá em Curitiba

  • Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3352-7607

Outras informações e site

Mapa de localização

Parque Tanguá Curitiba
4.8 (96%) 80 votos