Já faz algum tempo que, a cada início de ano, musicistas renomados ou aspirantes a essa categoria vêm a Oficina de Música Curitiba. A cidade se transforma, então, em um grande palco, que se estende por espaços públicos e privados e onde imperam sons melodiosos, arrojados e inebriantes executados com esmero ou ainda um tanto inseguros evidenciando uma convivência singular entre mestres e aprendizes.

Promovido pela Sociedade Pró-Música, com o incentivo do poder público e de instituições privadas, os cursos/ festivais foram coordenados pelo maestro Roberto Schnorrenberg na maioria das edições da oficina.

Oficina de Música Curitiba

Esses encontros marcaram época na capital, ao reunir musicistas e professores nacionais e estrangeiros  em prol do intercâmbio cultural, da aprendizagem e primoramento técnico dos alunos que, a cada evento crescia o número surpreendentemente.

Os lugares para os cursos e apresentações tiveram que se expandir. Da Escola de Música e Belas Artes e do Instituto de Educação, ocuparam também o Colégio Estadual do Paraná, Teatro Paiol, Teatro Guaíra, igrejas.

Música Curitiba

Na esfera do gerenciamento público da produção musical de Curitiba, o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), criado em 2004, realiza a administração da área de música da Fundação Cultural de Curitiba, sendo responsável pela promoção dos seguintes corpos estáveis: Camerata Antiqua de Curitiba (coro e orquestração), Conservatório de MPB, Orquestra à Base de Sopro, à de Corda, Vocal Brasileirão e Coral Brasileirinho; a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e a Sinfônica do Paraná são mantidas pelo governo do estado, e a Filarmônica da UFPR, pela universidade.

A cidade possui também a Orquestra Sinfônica do Paraná que tem um repertório de mais de 900 obras e já interpretou a maioria dos grandes compositores da música erudita, inclusive o Ciclo Beethoven, fato que a coloca em destaque no cenário internacional. A Fundação Cultural de Curitiba também mantém o coral Camerata Antiqua de Curitiba, o Conservatório de MPB de Curitiba e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Grandes apresentações musicais internacionais ocorrem na cidade, principalmente através de festivais como o extinto Curitiba Rock Festival e o TIM Festival, que trouxeram Paul McCartney, Iron Maiden e The Killers. Apesar disso, eles têm diminuído depois do fechamento da Pedreira Paulo Leminski em 2008, mais importante local para famosos concertos da cidade. Por isso ela corre o risco de ficar fora da rota das grandes apresentações. Nos últimos anos, Curitiba vem apresentando, embora modestamente, algumas bandas de “rock”, sendo algumas das mais famosas, como a Relespública e o CW7.





Existe também uma cena musical em Curitiba que gira em torno da música celta, com diversas bandas como Thunder Kelt, Gaiteiros de Lume e Mandala Folk. Frequentemente bandas deste estilo se apresentam em locais públicos, eventos e festivais, demonstrando um apreço popular para com este movimento. Curitiba abriga uma série de músicos que tocam instrumentos incomuns e até raros no país como as gaitas de fole, vielas de roda e harpas célticas. Outros grupos curitibanos fazem também música antiga e medieval como Alla Rustica e Trovadores.

Oficina de Musica Cursos

Durante a Oficina de Música são oferecidos alguns cursos, são eles:

  • Antiga: interpretação e Técnica no canto na música Antiga.
  • Erudita:conceitos e técnicas práticas do ensino coletivo de cordas – Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo
  • MPB
  • Música e Tecnologia: História da música eletrônica na cultura popular.
  • Musicalização: projetos com enfoque infanto-juvenil.

Oficina de Música – Programação

Durante o evento você pode acessar toda programação do evento clicando aqui.

Oficina de Música – Inscrição

Inscrição de alunos devem ser realizadas no site do evento  quando da abertura das matrículas. Os interessados em ministrar oficinas devem encaminhar solicitação ao diretor artístico.

Horário de Funcionamento Oficina de Música em Curitiba

  • Os horários dependem do evento escolhido, acesse o site abaixo para verificar os horários

Endereço e Telefone Oficina de Música em Curitiba

  • Os locais de apresentações variam de acordo com o espetáculo, acesse o site e verifique.
  • Telefone: (41) 99909-1530

Outras informações e site

Oficina de Música Curitiba
Rate this post